Humanidade poderá enfrentar pandemia "à escala da Peste Negra", alerta ambientalista

De acordo com John Vidal, a atual pandemia da Covid-19 "pode ser apenas um precursor de algo mais grave".

07 de fevereiro de 2021 às 18:03
Peste negra Foto: Getty Images
Serviço Nacional de Saúde Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças em todo o mundo, mas pode aproximar-se um evento ainda mais impactante.

De acordo com o escritor e ambientalista John Vidal, citado pelo jornal "Daily Star", a atual pandemia "pode ser apenas um precursor de algo mais grave" e exemplifica com doenças contagiosas e mortais como o Ébola ou o sarampo.

Pub

O especialista acredita que a destruição dos habitats naturais dos animais pode provocar a transmissão destas doenças, uma vez que há alteração dos ecossistemas, provocando uma pandemia "à escala da Peste Negra".

De acordo com o Vidal, "se deixarmos de avaliar a gravidade da situação, a atual pandemia pode ser apenas um precursor de algo muito mais grave ainda".

Pub

Em resposta a Vidal, uma das líderes de saúde humana e animal do Instituto Internacional de Pesquisa em Nairóbi, no Quénia, admitiu a probabilidade de novas doenças zoonóticas, numa mistura das antigas com as novas.

E uma vez num mundo globalizado, onde as pessoas circulam livremente, as doenças poderão surgir sem que as mesmas sejam ainda reconhecidas.

"O cenário que os governos têm de enfrentar é o surgimento de uma nova doença - ou uma nova variante de uma mais antiga - que é tão contagiosa quanto, digamos, o sarampo, e tão mortal quanto o Ébola", sublinhou novamente o ambientalista.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar