Médico prepara primeiro transplante de útero para que mulher transgénero possa engravidar
O cirurgião mostrou-se confiante no sucesso da cirurgia pioneira e revolucionária.
Um médico indiano planeia fazer o primeiro transplante de útero num homem que mudou de sexo: assim, será a primeira vez que uma mulher transgénero poderá ficar grávida e ser mãe. O transplante vai ser feito na clínica privada de Nerendra Kshuik, médico que preparou o procedimento, em Nova Deli, Índia.
O especialista explicou como irá realizar a operação ao jornal Mirror, e disse que o útero a ser tranbsplantado irá ser retirado de um doador morto ou de uma mulher que decidiu tornar-se homem e a quem o útero foi retirado.
"Todas as mulheres transgénero querem ser o mais femininas possível e isso inclui serem mães. O caminho para isso é com um transplante uterino, o mesmo que um rim ou qualquer outro transplante", afirma o Doutor Narendra Kshuik. Houve apenas um caso conhecido de uma mulher transgénero que fez um transplante de útero, mas ela morreu poucos meses depois, após sofrer complicações.
"Temos os nossos planos e estamos muito otimistas acerca disto". Apesar de esta ser uma cirurgia arriscada, o cirurgião mostra-se confiante no sucesso da operação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt