Morreu Frederik de Klerk, o ex-presidente da África do Sul que acabou com o apartheid no país
Klerk, Nobel da Paz, foi responsável pela libertação de Nelson Mandela e de outros presos políticos.
O ex-presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, morreu esta quinta-feira aos 85 anos. Sofria de mesotelioma, um cancro que afeta o tecido de alguns órgãos internos.
De Klerk acabou com o apartheid na África do Sul e foi uma das mais importantes figuras na transição para a democracia no país.
Em 1993 venceu o prémio Nobel da Paz, com Nelson Mandela, "pelo trabalho a favor do fim pacífico do regime do apartheid e por lançar as bases para uma nova África do Sul democrática". Foi de Klerk quem deu ordem para libertar Nelson Mandela e outros presos políticos.
Recorde-se que o apartheid foi uma política de segregação racial que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1993.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt