NASA cancela pela segunda vez lançamento do foguetão da missão Ártemis 1
Em causa está uma fuga de combustível.
A NASA cancelou pela segunda vez este sábado o lançamento do foguetão da missão Artemis 1 depois de uma fuga de combustível.
De acordo com a Reuters, a equipa de lançamento responsável pela Artemis I recomendou "não avançar" com o voo e o diretor da missão cancelou.
O lançamento poderá ser remarcado, mas as equipas da NASA terão de analisar todos os dados antes de decidirem uma nova data.
O foguetão, que ia inicialmente ser lançado esta segunda-feira, foi adiado para este sábado, cinco dias depois de dois problemas técnicos cancelarem a tentativa inicial.
No início deste sábado, a NASA tinha referido que os preparativos finais para o lançamento do novo foguetão lunar SLS da agência espacial norte-americana (NASA) tinham sofrido atrasos, devido a uma fuga de combustível detetada algumas horas antes da descolagem da missão de teste.
O lançamento do foguetão lunar laranja e branco, que será o primeiro da plataforma de lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy, na Florida, estava previsto para uma "janela de oportunidade" de duas horas que se abria às 19h17 em Lisboa.
O programa Artemis está planeado para enviar humanos à superfície da lua mais de 50 anos após a última missão Apollo – e a NASA quer estabelecer uma base lá, de forma desenvolver uma eventual missão tripulada a Marte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt