Portugal e Espanha afetados por desinformação sobre frota da flotilha

Um vídeo viral que mostra uma grande frota de navios foi falsamente associado, nas redes sociais, à Flotilha Global Sumud, que se dirige para Gaza para quebrar o bloqueio israelita.

29 de setembro de 2025 às 10:06
Flotilha com ajuda humanitária para Gaza Foto: LaPresse via AP
Partilhar

Portugal e Espanha foram visados por desinformação 'online' sobre a dimensão da frota da flotilha Global Sumud, no mês de setembro, revelou o mapa de verificação de factos do Observatório Europeu dos Media Digitais (EDMO).

O observatório destacou no plano ibérico (liderado pelo Iberifier), um vídeo que mostra uma grande frota de navios falsamente associados à flotilha humanitária com destino a Gaza, na qual está a deputada do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e o ativista Miguel Duarte.

Pub

"Um vídeo viral que mostra uma grande frota de navios foi falsamente associado, nas redes sociais, à Flotilha Global Sumud, que se dirige para Gaza para quebrar o bloqueio israelita", lê-se na informação divulgada.

A publicação foi partilhada em rede sociais como o X, Instagram, YouTube e TikTok, sendo sempre associada à Flotilha Global Sumud.

De acordo com o EDMO, o vídeo em questão mostra, na verdade, embarcações pesqueiras chinesas a partir de um porto local, depois do fim da proibição sazonal de navegação dos mares Amarelo e Bohai, na costa nordeste da China.

Pub

Neste sentido, as imagens difundidas referem-se ao fim da moratória da pesca em Huangjinhai, uma zona costeira da China, como descreveram no início do mês media chineses.

Além disso, o EDMO salienta que "a estrutura, as cores e as bandeiras chinesas dos barcos diferem das embarcações brancas e variadas da flotilha".

Também no mês de setembro, deputados do Chega e da Iniciativa Liberal denunciaram que os ativistas da Flotilha Global Sumud pararam em Ibiza ou noutras ilhas Baleares para participar em festas noturnas, disseminado outra narrativa desinformativa.

Pub

Em 10 de setembro, a Lusa Verifica constatou que era falso que os ativistas da flotilha tivessem aproveitado uma escala técnica nas ilhas Baleares para irem a festas noturnas em Ibiza ou em qualquer outra ilha, sendo que os vídeos partilhados são de uma iniciativa realizada ainda em Barcelona, antes da partida da frota.

A Flotilha Global Sumud está a navegar na sua etapa final em direção à Faixa de Gaza para desafiar o bloqueio israelita, com um total de 43 embarcações, e planeia entrar numa "zona de alto risco" no Mediterrâneo Oriental nos próximos dois dias.

Nos restantes países europeus, como França, o observatório destacou uma rede de desinformação 'online' que promove vídeos manipulados com idosos para gerar empatia entre os utilizadores e vender produtos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar