Saída de Rajoy abre corrida à liderança
Ex-PM de Espanha deixa chefia do Partido Popular e anuncia adeus à política entre lágrimas.
O ex-primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy anunciou esta terça-feira a sua demissão da liderança do Partido Popular (PP) e o adeus à política ao fim de quase quatro décadas. A demissão, já esperada, abre formalmente a corrida à liderança do partido, que há muito vinha a ser travada nos bastidores mas que ninguém esperava que chegasse tão cedo.
"Chegou o momento de colocar um ponto final nesta história. O PP deve seguir em frente sob a liderança de outra pessoa. É o melhor para mim, para o partido e, assim acredito, para o país", disse Rajoy, por entre lágrimas, na reunião do Comité Executivo Nacional, admitindo que os últimos dias "não foram fáceis".
Ainda há onze dias, Rajoy tinha acabado de garantir a aprovação do Orçamento de Estado e preparava-se para governar tranquilamente até às eleições de 2020, mas a sentença do caso Gürtel, em que o seu testemunho foi considerado "pouco credível" deitou tudo por terra e precipitou a moção de censura socialista que acabaria por derrubar o seu governo.
Rajoy sai sem deixar sucessor designado. O presidente da Junta da Galiza, Alberto Nuñez Feijóo, a ex-número dois do governo, Soraya Sáenz de Santamaría, e a a secretária-geral do PP, Dolores de Cospedal, são, para já, os grandes favoritos à liderança.
Adversários entre críticas e elogios
Mulheres dominam governo de Sánchez
O novo governo liderado pelo socialista Pedro Sánchez continua a ganhar forma e as primeiras indicações apontam para um executivo dominado pelas mulheres.
Dos sete ministros já conhecidos, cinco são mulheres, incluindo a vice-presidente do governo, Carmen Calvo, que ficará igualmente responsável pela pasta da Igualdade. Destaque ainda para a nova ministra da Economia, Nadia Calviño, até agora responsável pelo Orçamento da UE.
SAIBA MAIS
2003
foi o ano em que Rajoy assumiu a liderança do PP, sucedendo a José María Aznar. Perdeu as duas primeiras eleições mas venceu em 2011, 2015 e 2016.
37 anos na política
Rajoy entrou na política em 1981 como deputado regional na Galiza. Foi deputado, ministro e vice-presidente do governo antes de ser eleito PM.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt