Talibãs rejeitam relatos de proibição da internet no Afeganistão
Cabos de fibra ótica estão a ser substituídos.
O Governo talibã rejeitou esta quinta-feira os relatos de uma proibição nacional da internet no Afeganistão, afirmando que os antigos cabos de fibra ótica estavam deteriorados e que agora estão a ser substituídos.
Não são verdadeiros "os rumores que se estão a espalhar sobre uma proibição à internet" no país, disseram os responsáveis talibãs num comunicado de três linhas partilhado num grupo da rede social WhatsApp com jornalistas paquistaneses.
O comunicado, que também foi divulgado na rede social X, citava o porta-voz chefe dos talibãs, Zabihullah Mujahid, afirmando que as interrupções em curso em todo o país são resultado da "deterioração da infraestrutura de fibra ótica", que agora está a ser substituída.
Esta declaração pública foi a primeira realizada pelo Governo talibã sobre o apagão nas comunicações que levou à interrupção dos serviços bancários, do comércio e da aviação no Afeganistão.
Várias províncias confirmaram no mês passado o bloqueio da internet devido a um decreto do líder talibã, Hibatullah Akhundzada, para "combater a imoralidade".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt