page view

Talibãs cortam telecomunicações no Afeganistão para combater "o vício"

Talibãs começaram a restringir o acesso à internet no início do mês, cortando as ligações em várias províncias.

29 de setembro de 2025 às 17:09

O Afeganistão foi atingido, esta segunda-feira, por uma interrupção geral das telecomunicações, semanas depois de as autoridades talibãs terem começado a cortar ligações de fibra ótica em várias províncias, justificando querer combater "o vício".

"Está atualmente em vigor um corte nacional das telecomunicações", anunciou a Netblocks, organização especializada em cibersegurança e governação da Internet.

A "conectividade nacional" está "a 14% dos níveis habituais", adiantou a mesma entidade, acrescentando que o incidente "parece corresponder a uma interrupção intencional do serviço".

As autoridades talibãs começaram a restringir o acesso à internet no início do mês, cortando as ligações em várias províncias.

A medida, ordenada pelo líder supremo dos talibãs, Hibatullah Akhundzada, levou ao fim da internet de alta velocidade em várias regiões.

Os serviços telefónicos são frequentemente encaminhados através da internet, partilhando as mesmas linhas de fibra ótica, em particular em países com infraestruturas de telecomunicações limitadas.

"Cortar fisicamente o acesso à internet por fibra ótica implicaria também a interrupção dos serviços de telefonia móvel e fixa", explicou a Netblocks à agência de notícias France-Presse (AFP).

"É possível que desligar a internet mantendo o serviço telefónico disponível exija alguns ensaios e erros", acrescentou.

A 16 de setembro, o porta-voz da província de Balkh (norte), Attaullah Zaid, anunciou a proibição total da Internet por fibra ótica no território.

"Esta medida foi tomada para prevenir o vício e outras serão aplicadas em todo o país para responder às necessidades de conectividade", escreveu nas redes sociais.

Na altura, correspondentes da AFP relataram restrições semelhantes nas províncias de Badakhshan e Takhar (norte), bem como em Kandahar, Helmand, Nangarhar e Uruzgan (sul).

Nas últimas semanas, as ligações à internet têm sido extremamente lentas ou intermitentes.

Em 2024, Cabul tinha enaltecido o valor da rede de fibra ótica de 9.350 quilómetros -- em grande parte construída por anteriores governos apoiados pelos Estados Unidos -- como uma "prioridade" para aproximar o país do resto do mundo e retirá-lo da pobreza.

Desde o regresso ao poder em 2021, os talibãs impuseram várias restrições de acordo com a sua interpretação da lei islâmica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8