page view

Adiada ida de jovens a Roma para receberem símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Organização da Jornada Mundial de Juventude 2022 decorrerá em Portugal em data ainda não definida.

05 de março de 2020 às 17:54

A cerimónia de passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude do Panamá para Portugal, prevista para 05 de abril, foi adiada para novembro, anunciou esta quinta-feira o bispo responsável pelo Comité Organizador Local português, Américo Aguiar.

O adiamento ficou a dever-se ao surto de Covid-19, depois de recomendação das autoridades italianas, disse o bispo auxiliar de Lisboa.

"Aconteceria em Roma, no fim de semana dos Ramos [05 de Abril], o encontro do Discastério com todas as comitivas da pastoral da juventude do mundo inteiro. Esse encontro foi, por precaução, e por recomendação das autoridades sanitárias italianas, adiado para o fim de semana do Cristo Rei [22 de novembro], e a entrega do símbolo, a transição do Panamá para Portugal, também vai acontecer nesse fim de semana, de maneira que até lá a situação internacional de saúde pública possa estar estabilizada e possamos levar os mais de mil jovens que estão previstos de Portugal para estarem com o Papa nessa festa", disse Américo Aguiar.

Falando à margem dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que quinta-feira começaram em Fátima, o prelado disse, também, que a organização da Jornada Mundial de Juventude 2022, que decorrerá em Portugal em data ainda não definida, mas que será no verão desse ano, está a correr com normalidade.

"É um processo de aprendizagem. Desde há muitos meses que trabalhamos em conjunto com o Panamá e temos de agradecer aos irmãos do Panamá ensinarem-nos com os seus erros, para não cometermos os mesmos erros na organização", afirmou o bispo, acrescentando: "Estamos a dar os passos devagar e certos. O pé sempre no chão, para que a experiência dos jovens que virão a Portugal no verão de 2022 seja positiva".

Segundo o bispo responsável pela operação logística da Jornada, "há muitos jovens que vêm uma semana antes e muitos que ficam uma semana depois", estando a ser preparado o programa "Dias nas Dioceses", que pretende levar as dioceses portuguesas a acolherem esses jovens para experiências locais.

"Queremos transformar estes jovens em embaixadores de Portugal nos seus países", afirmou, sublinhando que há jovens, também, que "querem fazer as experiências de Fátima e Compostela" no período que antecede a Jornada Mundial.

"Estamos a falar com os responsáveis de Santiago e de Leiria-Fátima, para ver como organizar esta experiência", disse, acrescentando que as inscrições para a participação no encontro mundial que será encerrado pelo Papa nos terrenos junto ao Tejo, a norte do Parque das Nações, vão ser abertas o mais cedo possível, "logo que esteja definido o custo" dos serviços de eu os jovens usufruirão no período do evento, desde a alimentação aos seguros, passando pelos transportes.

Américo Aguiar aproveitou a ocasião para anunciar que já foram escolhidos o hino e o logótipo da Jornada, que serão divulgados após os autores ultimarem as peças depois de algumas observações dos organizadores.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8