Filme narra a angústia de uma jovem estudante que faz um aborto clandestino, em França, em 1964, 11 anos antes da despenalização.
O filme "L'événement", da realizadora francesa Audrey Diwan, venceu o Leão de Ouro de melhor filme, o prémio máximo do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que encerra este sábado a 78.ª edição.
Baseado no romance homónino da escritora francesa Annie Earnaux, autora de "Uma Paixão Simples" e "Os Anos", títulos já editados em Portugal, o filme narra a angústia de uma jovem estudante que faz um aborto clandestino, em França, em 1964, 11 anos antes da despenalização.
"L'événement" é a segunda longa-metragem de Audrey Diwan, sucedendo a "Mais vous-êtes fous", de 2019, e a argumentos como os de "O Homem do Coração de Ferro" e "A Rede do Crime", que escreveu a Cédric Jimenez.
O filme de Diwan mobilizou as preferências do júri presidido pelo sul-coreano Bong Joon Ho, o realizador de "Parasitas", e superou o favoritismo dos novos filmes de Pedro Almodóvar, Paolo Sorrentino e Jane Campion, que as crónicas do festival, iniciado no passado dia 01, confirmavam no dia-a-dia.
Paolo Sorrentino conseguiu, porém, o Leão de Prata do Grande Prémio do Júri, o segundo mais importante do certame, com "È stata la mano di dio" ("Foi a mão de Deus", em tradução livre), obra de caráter autobiográfico, sobre um miúdo a crescer em Nápoles, nos anos de 1980, quando o avançado Maradona jogava no principal clube da cidade. Sorrentino, já premiado nos festivais de Cannes e Veneza, é conhecido por filmes como "A Grande Beleza", "Juventude" e "Silvio e os Outros".
O Leão de Prata de Melhor Realização foi este ano para a neozelandesa Jane Campion, pelo filme "The power of the dog" ("O poder do cão", em tradução livre). Vencedora de um Óscar por "O Piano", Campion é igualmente conhecida por obras como "Um Anjo à Minha Mesa" e "Retrato de Uma Senhora".
"Il Bucco", de Michelangelo Frammartino, inspirado na exploração das mais profundas grutas italianas, conquistou o Prémio Especial do Júri.
O prémio de Melhor Argumento foi para a atriz norte-americana Maggie Gyllenhaal, que se estreou na realização com "The Lost Daughter", filme baseado num dos livros da tetralogia da escritora italiana Elena Ferrante.
O prémio de Melhor Atriz, para a espanhola Penélope Cruz, garantiu o único grande prémio de Veneza para a mais recente longa-metragem de Almodóvar, "Madres Paralelas" ("Mães Paralelas"), a história de duas mulheres grávidas que são mãe no mesmo dia. O filme tem estreia prevista, em Portugal, em 02 de dezembro.
Como Melhor Ator foi distinguido John Arcilla, pelo desempenho em "On the Job: The Missing 8", de Erik Matti, uma história sobre o abuso do poder e a corrupção da classe dirigente, nas Filipinas.
O Prémio Marcello Mastroianni para o Melhor Ator Emergente foi para Filippo Scotti, pelo desempenho em "È stata la mano di dio".
Na secção Horizontes, dedicada a novos valores, o prémio de Melhor Filme foi para "Pilgrims", de Laurynas Bareisa, o de Melhor Realização para Éric Gravel, por "À plein temps", e o Prémio Especial do Júri, conquistado em 2020 pela realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa, com o filme "Listen", foi este ano para "El gran movimiento", de Kiro Russo.
Nesta secção, foram ainda distinguidos os atores Laure Calamy e Piseth Chhun e a curta-metragem "Los huesos", de Cristóbal León e Joaquín Cociña.
O Prémio do Público, nesta edição, foi para "The blind man who did not want to see Titanic", do finlandês Teemi Nikki, que toma a cegueira por tema.
Na secção Giornate degli Autori (Jornadas dos Autores, em tradução livre), paralela ao festival, o Prémio do Público foi para o filme "Deserto Particular", do realizador brasileiro Aly Muritiba, coproduzido pela portuguesa Fado Filmes e pela Grafo Audiovisual.
O 78.º Festival Internacional de Cinema de Veneza abriu no passado dia 01, com "Madres Paralelas", de Pedro Almodóvar, tendo contado, em competição, com filmes como "America Latina", dos irmãos Damiano e Fabio D'Innocenzo, "La caja", do realizador venezuelano Lorenzo Vigas, e "Spencer", de Pablo Larraín.
O festival distinguiu ainda os atores Jamie Lee Curtis e Roberto Benigni com o Leão de Ouro de carreira, e homenageou o realizador e produtor britânico Ridley Scott, pelo contributo para o cinema contemporâneo.
No programa "Final Cut" de Veneza, dedicado a obras em fase de finalização, estiveram o documentário "As noites ainda cheiram a pólvora", do realizador moçambicano Inadelso Cossa, numa coprodução entre Moçambique, Alemanha, França, Noruega, Países Baixos e Portugal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.