page view

Partidos de extrema-direita e centro dos Países Baixos empatados nas eleições gerais

Cada uma das forças políticas até ao momento conseguiu 26 cadeiras no parlamento. Votos do exterior, ainda não contabilizados, podem ser decisivos.

30 de outubro de 2025 às 11:00

O Partido para a Liberdade (PVV) lidera por 2.300 votos de diferença em relação ao partido liberal progressista D66, nas eleições gerais dos Países Baixos. Até ao momento, segundo o The Guardian, já foram apurados 99,6% dos votos, estando apenas por contabilizar ainda votos do exterior e de outras zonas como Amesterdão. A diferença mínima entre os partidos revela empate entre os mesmos. Ao que tudo indica, cada uma das forças políticas deverá conseguir 26 cadeiras na câmara baixa do parlamento, no total de 150 assentos.

Ainda assim, cada voto do exterior pode ser decisivo. Isto, porque, 136 272 eleitores holandeses a viver no exterior registaram-se para votar este ano, o que, de acordo com o de Volkskrant, equivale a duas cadeiras na câmara dos representantes. A contagem de todos estes votos pode levar até cinco dias após a eleição.

O partido de extrema-direita, de Geert Wilders, perdeu para o recorde conseguido em 2023 ao passo que o D66, liderado por Rob Jetten, quase que triplicou o número de votos obtidos.

Todos os partidos na corrida eleitoral já descartaram a possibilidade de governar com Geert Wilders. O governo anterior durou apenas 11 meses e caiu em junho deste ano após a saída de Wilders, descontente pela recusa dos restantes partidos em aprovarem a sua agenda anti-imigração. À partida será Rob Jetten que liderará as negociações para formar o próximo governo, retomando, por isso, Wilders à oposição.

O Partido Popular para a Liberdade e Democracia (VDD) alcançou o pior resultado eleitoral em quase 20 anos, segundo a mesma fonte. Tudo indica que os liberais, liderados por Dilan Yesilgoz, conseguirão apenas 22 lugares no parlamento, o número mais baixo desde 2006.

De acordo com a mesma fonte, a participação eleitoral é superior à registada em 2023. Às urnas foram cerca de 78,4% dos eleitores.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8