page view

Projeção aponta para progressistas à frente da extrema-direita nas eleições nos Países Baixos

Partido D66 deverá conquistar 27 dos 150 lugares no Parlamento.

29 de outubro de 2025 às 21:45

O partido liberal progressista D66 deverá ser o mais votado nas eleições legislativas antecipadas desta quarta-feira, nos Países Baixos, à frente do líder da extrema-direita neerlandesa, Geert Wilders, segundo sondagens à boca das urnas.

O D66 deverá conquistar 27 dos 150 lugares no Parlamento, à frente do partido de extrema-direita de Wilders, PVV, que deverá garantir 25, segundo uma sondagem da Ipsos citada pela agência France-Presse (AFP).

Nos Países Baixos, as sondagens à boca das urnas refletem geralmente com bastante precisão a composição do Parlamento, mas a distribuição dos lugares pode mudar à medida que os votos são apurados.

Wilders admite que esperava "resultado diferente" nas legislativas dos Países Baixos

O líder da extrema-direita nos Países Baixos, Geert Wilders, admitiu que esperava um resultado diferente nas eleições legislativas antecipadas desta quarta-feira, que segundo sondagens à boca das urnas foram ganhas pelo partido liberal progressista D66.

"Os eleitores falaram. Esperávamos um resultado diferente, mas mantivemo-nos fiéis a nós próprios", sublinhou na rede social X o líder do Partido para a Liberdade (PVV), favorito durante grande parte da campanha, mas que perdeu força na reta final.

O D66 deverá conquistar 27 dos 150 lugares no Parlamento, à frente do partido de extrema-direita de Wilders, PVV, que deverá garantir 25, segundo uma sondagem da Ipsos citada pela agência France-Presse (AFP).

Líder centrista diz que neerlandeses votaram contra "política do ódio" nas legislativas

O líder dos centristas D66, Rob Jetten, que lidera as sondagens à boca das urnas após as eleições legislativas antecipadas nos Países Baixos, à frente da extrema-direita, defendeu, esta quarta-feira, que os eleitores viraram as costas à "política de ódio".

"Milhões de neerlandeses viraram hoje a página. Despediram-se da política da negatividade e do ódio", frisou Jetten, num discurso perante os seus apoiantes em festa.

O partido liberal progressista D66 deverá conquistar 27 dos 150 lugares no Parlamento, à frente do partido de extrema-direita de Wilders, PVV, que deverá garantir 25, segundo uma sondagem da Ipsos citada pela agência France-Presse (AFP).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8