Escolas e lojas vão reabrir. ‘Travão de emergência’ pode reintroduzir confinamento.
Angela Merkel anunciou esta quarta-feira o levantamento de grande parte das medidas de confinamento em vigor na Alemanha, incluindo a reabertura total das escolas e do comércio e a autorização de reuniões familiares ou de amigos desde que envolvam apenas os habitantes de duas residências.
"Ultrapassámos a primeira fase da pandemia. Podemos ser um pouco mais ousados mas temos de continuar cautelosos", disse Merkel. Além da reabertura das escolas e do comércio, vai ser também possível voltar a visitar idosos em lares, desde que as visitas sejam feitas sempre pela mesma pessoa.
O distanciamento social de 1,5 metros continua a ser obrigatório, tal como o uso de máscara nos transportes. O plano inclui ainda um ‘travão de emergência’ que prevê o regresso do confinamento nas regiões onde o número de novos casos superar os 50 por 100 mil habitantes por mais de sete dias.
PORMENORES
Dia da Mãe em família
Os belgas vão poder celebrar em família o Dia de Mãe, que no país se comemora no próximo domingo. É precisamente nesse dia que voltam a ser autorizadas as reuniões familiares, com um máximo de quatro visitantes por residência e, de preferência, no jardim ou no terraço. Na segunda-feira, a Bélgica reabre todo o comércio, embora com acesso limitado e medidas de proteção de funcionários e clientes.
Reabertura faseada
Os Países Baixos iniciam na segunda-feira o levantamento gradual das medidas de confinamento com a reabertura das escolas primárias, por turnos e com distanciamento social nas salas de aula. Cabeleireiros e esteticistas também vão reabrir, mas é obrigatório marcação prévia.
MUNDO EM PORTUGUÊS
Mais cinco casos na Praia e um recuperado
Cabo Verde registou esta quarta-feira mais cinco casos positivos de coronavírus, todos na cidade da Praia, a capital, aumentando para 191 o número total de infetados no país. O Ministério da Saúde informou ainda que a única doente na ilha de São Vicente recuperou, uma mulher chinesa que estava internada há mais de um mês, elevando para 38 o número de doentes curados em todo o país. Cabo Verde registou ainda duas mortes por coronavírus.
São Tomé regista um morto e 13 novas infeções
As autoridades de saúde são-tomenses confirmaram a morte de mais um paciente por Covid-19, elevando para quatro o número de óbitos no país. O país registou ainda 13 novos casos, fazendo subir o total para 187. O presidente Evaristo Carvalho convocou uma reunião urgente dos órgãos de soberania e manifestou preocupação com o alastramento da pandemia no país, afirmando que está a ganhar proporções "simplesmente assustadoras".
Recuperados em Moçambique
O número de pessoas recuperadas da Covid-19 em Moçambique subiu esta quarta-feira para 21, após mais dois pacientes terem tido alta médica na sequência de testes negativos. O país tem até agora um total de 81 casos positivos e nenhuma morte. Dos 174 casos testados nas últimas horas, todos deram negativo.
Voo humanitário em Angola
VOLTA AO MUNDO
Controlo fronteiriço
A Áustria vai prolongar até 31 de maio os controlos nas fronteiras com a Alemanha, Itália, Liechtenstein, República Checa e Eslováquia. O controlo na fronteira com a Hungria, que entrou em vigor mais tarde, também permanece.
EUA sem provas
O governo chinês afirmou que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, "não pode apresentar provas de que o vírus tenha saído de um laboratório em Wuhan, porque não as possui". Pompeo disse que tinha "imensas provas".
Ilha em emergência
O presidente da Câmara de Lampedusa alertou que a ilha está em emergência sanitária depois do desembarque de mais de 300 migrantes em menos de 48 horas. A ilha italiana já não tem espaço para manter migrantes em quarentena.
Surdos esquecidos
Uma associação de surdos belga apelou ao governo para distribuir máscaras transparentes que permitam a leitura dos lábios, facilitando assim a comunicação numa altura em que o uso de máscaras nos transportes é obrigatório.
90 mil infetados
Pelo menos 90 mil profissionais de saúde foram infetados com o novo coronavírus em todo o Mundo e mais de 260 morreram, estimou o Conselho Internacional de Enfermeiros, adiantando, porém, que o número poderá ser até o dobro.
ONU alerta governos
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu aos governos que tenham em conta os deficientes nas respostas à pandemia, alertando que estas pessoas já têm dificuldades no acesso à educação, à saúde e ao trabalho.
Levantar barreiras
Os critérios para o levantamento das barreiras internas na União Europeia foram discutidos em Bruxelas. Fonte do MNE espanhol afirmou que "o levantamento dos controles dependerá do critério de aproximação epidemiológica" entre países.
Estado de Emergência
Fronteiras reabrem
O primeiros ministros dos três países bálticos, Letónia, Lituânia e Estónia anunciaram esta quarta-feira a reabertura a 15 de maio das fronteiras comuns, criando uma "bolha de viagem" entre os três países da União Europeia.
Mais 10 mil casos
A Rússia registou esta quarta-feira pelo quarto dia consecutivo um aumento de mais de 10 mil novos casos (10 559),totalizando 165 929 casos de infeção. O país torna-se assim o quinto mais atingindo pela doença na Europa.
Mais informação sobre coronavírus AQUI.
MAPA da situação em Portugal e no Mundo.
SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.
APRENDA a fazer a sua máscara em casa.
CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.
DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico
Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.