page view

Alemanha vai obrigar donos a passear cães pelo menos duas vezes por dia

Lei prevê ainda a proibição de acorrentar os animais.

19 de agosto de 2020 às 15:41

O Ministério da Agricultura alemão vai impor uma nova lei, que prevê que os cães sejam passeados pelos donos pelo menos duas vezes por dia. De acordo com a "Hundeverordnungou", "Lei dos Cães" em português, os proprietários dos cães devem levá-los a passear durante pelo menos uma hora em cada uma das vezes.

Klöckner referiu que a decisão foi baseada em novas descobertas científicas que provam que os cães precisam de uma "atividade suficiente e contacto com os estímulos ambientais", incluindo outros animais, a natureza e as pessoas. Prender cães com uma corrente ou trela por longos períodos também será completamente proibido. Além disso, os donos não poderão deixar os cães sozinhos em casa o dia todo e uma pessoa será obrigada a cuidar do seu cão "várias vezes ao dia".

A ministra da agricultura alemã, Julia Klöckner, referiu que "os cães não são brinquedos fofinhos. Eles também têm necessidades próprias, que precisam de ser tidas em conta".

A questão principal é como verificar se a medida estará a ser ou não cumprida, já que 19% das famílias germânicas têm cães. A dúvida já foi, entretanto, esclarecida pela porta-voz do Ministério da Agricultura, que disse que são as autoridades de cada um dos 16 Estados da Alemanha que serão responsáveis por fazer cumprir a lei.

Porém, as opiniões dividem-se e algumas vêm precisamente do partido de Klöckner, a União Democrata-Cristã. Saskia Ludwig, deputada do mesmo partido, disse que a onda de calor atual não é benéfica para os cães.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8