Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Atentado evitado por mero acaso

Terrorista matou mulher em assalto mas feriu-se acidentalmente.
Ricardo Ramos 23 de Abril de 2015 às 08:38
Aurélie Châtelain (à direita) foi morta por Sid Ghlam (à esquerda) que preparava atentados contra igrejas de Paris
Aurélie Châtelain (à direita) foi morta por Sid Ghlam (à esquerda) que preparava atentados contra igrejas de Paris FOTO: Charles Platiau/Reuters

A polícia francesa evitou por mero acaso, no domingo, um ataque terrorista contra uma ou mais igrejas nos arredores de Paris. Um radical islâmico de origem argelina foi detido com um grande arsenal de guerra, e a polícia acredita que não estava sozinho.

O plano foi descoberto de forma fortuita no domingo de manhã, quando a polícia foi chamada a uma ocorrência no 13º bairro de Paris: um indivíduo tinha chamado uma ambulância devido a um ferimento de bala numa perna. Os agentes desconfiaram das explicações da vítima, que dizia ter sido baleada durante uma tentativa de assalto, e seguiram o rasto de sangue até à sua viatura, onde encontraram uma espingarda Kalashnikov, uma pistola e um colete à prova de bala. O indivíduo foi imediatamente detido e, pouco depois, na sua casa, a polícia descobriu mais armas de guerra e planos detalhados para atacar igrejas na região de Villejuif, nos arredores de Paris.

O ataque devia ocorrer nesse mesmo dia, indicou ontem o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, e só não foi avante porque o terrorista, identificado como Sid Ahmed Ghlam, de 24 anos, terá ficado ferido ao tentar roubar um automóvel em Villejuif, ao início da manhã de domingo. A condutora, uma instrutora de fitness de 32 anos, terá resistido e foi assassinada, mas, no meio da confusão, o terrorista terá dado um tiro no próprio joelho. Cazeneuve disse ainda que Ghlam estava no radar das autoridades por ter tentado viajar para a Síria.
atentado polícia França Paris arsenal Bernard Cazeneuve Sid Ahmed Ghlam
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)