O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, confirmou que foram resgatadas com vida, esta sexta-feira, três crianças, de 13, nove e quatro anos e um bebé de 11 meses, que estavam desaparecidos na selva amazónica do sul do país, após a queda de um avião, em 1 de maio.
Petro disse que "as quatro crianças que se perderam há 40 dias na selva colombiana apareceram vivas", tendo sido encontradas na sexta-feira por soldados que participavam nas buscas.
"Uma alegria para todo o país!", escreveu o chefe de Estado na rede social Twitter.
De acordo com a Reuters, três adultos, incluindo o piloto e a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy, morreram na sequência do acidente e os seus corpos foram encontrados no interior do avião. Os quatro irmãos sobreviveram ao impacto.
Segundo o
The Guardian, pensa-se que as crianças indígenas, desnutridas e cobertas de picadas de insetos, tenham comido alimentos dos kits de sobrevivência lançados por via aérea na selva pela equipa de busca e utilizado os seus próprios conhecimentos ancestrais.
As crianças sobreviveram a fortes tempestades numa das zonas mais inóspitas do país. Foram transportadas para a cidade de San Jose de Guaviare para exames de saúde e avaliações psicológicas.