page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Bolsonaro proíbe queimadas para práticas agropastoris no Brasil por 120 dias

Presidente brasileiro autorizou ainda a atuação de militares na Amazónia para combate a crimes ambientais.

29 de junho de 2021 às 20:07

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, decretou hoje a proibição de queimadas para práticas agropastoris e florestais de todo o país por 120 dias, além de ter autorizado a atuação de militares na Amazónia para combate a crimes ambientais.

O decreto foi publicado em Diário Oficial da União e é assinado por Bolsonaro e pelo novo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Alvaro Pereira Leite.

No entanto, a suspensão temporária de queimadas não se aplica a alguns casos, como "práticas agrícolas de subsistência executadas pelas populações tradicionais e indígenas" ou "queimadas controladas, em áreas não localizadas da Amazónica e Pantanal, desde que sejam imprescindíveis à realização de práticas agrícolas previamente autorizadas pelo órgão ambiental estadual".

Já num outro decreto, vidando ações preventivas e repressivas a crimes ambientais, como a desflorestação ilegal, o Governo brasileiro autorizou o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nas terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental ou em áreas sob posse da União.

O prazo da nova operação GLO na Amazónia começou na segunda-feira e irá prolongar-se até 31 de agosto.

A área de atuação compreenderá um total de 26 municípios, nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

O executivo indicou, em comunicado, que considera "apropriada e necessária" uma "ação imediata das Forças Armadas de forma preventiva e repressiva" contra delitos ambientais.

De acordo com o vice-presidente Hamilton Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazónica Legal, "historicamente, no período de seca na Amazónia, que ocorre entre os meses de maio e setembro, há um aumento da desflorestação ilegal, seguido de queimadas, devido a ambas as atividades estarem relacionadas".

"Além disso, a estiagem favorece a prática de crimes, tais como: a exploração inadequada da terra por parte de alguns produtores, a extração ilegal de madeira, de minérios e de outros produtos da floresta, uma vez que o acesso à mata se torna mais fácil, com o tráfego terrestre e fluvial mais seguros", explicou Mourão, num comunicado divulgado pelo Governo.

No documento, o Governo de Bolsonaro argumentou que "não está de braços cruzados, assistindo aos crimes ambientais avançarem na Amazónia" e que o Brasil "tem que mostrar ao mundo que sabe cuidar da Amazónia, de sua floresta, de suas riquezas e, acima de tudo, de sua população".

Esta será a terceira vez, nos últimos dois anos, que militares são autorizados a participar em operações de combate a crimes ambientais na Amazónia.

Apesar da intervenção dos militares, a desflorestação e queimadas na Amazónia, que atingiram níveis recorde nos primeiros dois anos do Governo de Bolsonaro, continuam a crescer em 2021.

Nos primeiros cinco meses deste ano, foram desflorestados 2.336 quilómetros quadrados, área 14,6% superior à registada ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INPE), órgão governamental.

Já as queimadas na Amazónia brasileira aumentaram 49% em maio, em comparação com o mesmo mês de 2020.

Desde que Bolsonaro assumiu o poder, em janeiro de 2019, a devastação da maior floresta tropical do mundo atingiu níveis históricos no Brasil e as suas políticas ambientais têm sido duramente criticadas por organizações ambientais.

Jair Bolsonaro defende a exploração dos recursos naturais da Amazónia, inclusive em reservas indígenas, e flexibilizou o controlo de atividades que atacam diretamente o ambiente, como a mineração e o comércio de madeira, praticados principalmente de forma ilegal naquela região.

MYMM // PJA

Lusa/Fim

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8