page view

Brasil inicia domingo megaoperação para resgatar milhares de brasileiros do Líbano

Primeiro avião, com capacidade para pelo menos 240 pessoas, deve sair do Brasil na sexta e decolar de Beirute rumo ao Brasil no domingo.

01 de outubro de 2024 às 16:03

O Brasil vai iniciar no próximo fim de semana uma megaoperação aérea para resgatar milhares de brasileiros residentes no Líbano e apanhados no meio da guerra entre Israel e o grupo Hezbollah. Na semana passada, dois jovens brasileiros inocentes foram mortos em ataques das forças militares israelitas, Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, e Myrna Raef Nasser, de 16, além dos pais.

A ordem para o início imediato da gigantesca operação, que já vinha a ser estudada há duas semanas, foi dada no final desta segunda-feira, 30 de setembro, por Lula da Silva, após o início da invasão terrestre do sul do Líbano por tropas de elite de Israel. A maior parte dos 21 mil brasileiros radicados no Líbano vive exatamente nessa região, principalmente no Vale do Bekaa, onde os dois jovens foram mortos por caças de Israel.

Até esta terça-feira, 1 de outubro, mais de mil brasileiros radicados no Líbano procuraram a Embaixada do Brasil em Beirute para pedirem ajuda ao governo de Brasília para serem repatriados, pois não conseguem deixar o país por meios próprios. Por enquanto, o Aeroporto Internacional de Beirute continua aberto, mas muitos voos estão a ser cancelados, companhias aéreas estrangeiras estão a deixar de operar no Líbano devido aos ataques de Israel e os poucos voos que saem da capital libanesa estão superlotados.

A Força Aérea Brasileira, que já estava de sobreaviso mesmo antes da ordem de Lula, já tem várias aeronaves prontas para iniciarem a ponte entre o Líbano e o Brasil. O primeiro avião, com capacidade para pelo menos 240 pessoas, deve sair do Brasil na sexta e decolar de Beirute rumo ao Brasil no domingo.

A prioridade para embarque será de idosos, mulheres, crianças e pessoas a precisar de atendimento médico. No último grande conflito entre Israel e o Hezbollah, em 2006, o Brasil repatriou aproximadamente três mil brasileiros do Líbano, mas estima-se que agora o número seja muito superior.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8