page view

Chefe do Exército pede a Netanyahu para aceitar cessar-fogo

General Eyal Zamir diz que as forças israelitas criaram as condições para um acordo e cabe agora ao PM aceitá-lo.

26 de agosto de 2025 às 01:30

O chefe do Estado-Maior israelita apelou esta segunda-feira ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para aceitar o cessar-fogo proposto pelos mediadores, aumentando a pressão sobre o governo para não avançar com a anunciada ofensiva em larga escala para ocupar a Cidade de Gaza.

O general Eyal Zamir, que se tem mostrado contra a ofensiva por colocar em risco a vida dos reféns ainda vivos, sublinhou que a pressão das forças israelitas sobre o Hamas "criou as condições" para o Governo aceitar o acordo, e cabe agora a Netanyahu decidir o que fazer. "O acordo está em cima da mesa", frisou o chefe militar israelita.

O executivo discute esta terça-feira a mais recente proposta de cessar-fogo, aceite pelo Hamas há uma semana, que prevê uma trégua de 60 dias e a libertação faseada de metade dos cerca de 20 reféns ainda vivo, além da devolução dos corpos dos restantes 30 reféns que morreram em cativeiro. A proposta prevê ainda o início de negociações imediatas com vista a um acordo para acabar com a guerra.

O Governo israelita avisou na semana passada que só aceitaria um acordo que incluísse a libertação de todos os reféns de uma só vez, e anunciou ao mesmo tempo a mobilização de 60 mil reservistas para prepara a grande ofensiva que tem como objetivo ocupar totalmente a Cidade de Gaza e forçar a transferência de centenas de milhares de civis para campos de refugiados no sul do território.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8