Durante seis anos, trabalhou no algoritmo que organizou milhões de gigabytes de informação sobre a galáxia onde estava o buraco negro.
1 / 4
O algoritmo de Katie Bouman ajudou a organizar a massiva quantidade de informação obtida por oito telescópios em todo o mundo para, no fim, surgir algo que o Homem nunca tinha visto: a imagem de um buraco negro.
A investigadora de 29 anos guardou o segredo e só revelou aos colegas no projeto Event Horizon Telescope em que trabalhava há seis anos. Tudo começou quando estava tirar o doutoramento no MIT, depois de ter tirado a licenciatura na Universidade do Michigan. Em 2017 terminou o curso no MIT e continuou o seu trabalho no Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica.
Os oito telescópios do Event Horizon Telescope obtiveram milhões de gigabytes de dados sobre a galáxia M87, onde se situa o buraco negro que o mundo conheceu esta quarta-feira. Fizeram-no através de uma técnica chamada Interferometria, que consiste em sobrepor ondas – na maioria, eletromagnéticas. Foram registados 5 petabytes de dados. Para ter uma ideia, equivale a ouvir música em ficheiro MP3 durante cinco milénios, ou nas selfies tiradas por 40 mil pessoas ao longo da vida, de acordo com a Folha de São Paulo
Como foi conseguida a primeira imagem de um buraco negro?
É a primeira prova científica visual que comprova o conceito teórico: a fotografia tirada pela Event Horizont Telescope mostra a existência de buracos negros após 13 anos de observações, algo pressuposto por dezenas de cientistas, mas que ainda não tinha nenhuma prova cabal.
Com tanta informação, era preciso criar um método para a organizar. Ao longo dos últimos anos, Katie Bouman verificou as imagens e selecionou parâmetros, que iriam processar os dados obtidos pelos telescópios de forma a criar uma imagem.
"Desenvolvemos maneiras de gerar dados sintéticos, usámos diferentes algoritmos e testámos às cegas para ver se conseguíamos obter uma imagem", afirmou à CNN. "Não desenvolvemos apenas um algoritmo. Queríamos desenvolver muitos algoritmos diferentes que têm diferentes assunções incorporadas. Se todos nos mostram a mesma estrutura geral, isso dá confiança."
A fotografia apresentada esta quarta-feira resultou de uma sobreposição das imagens conseguidas com os diferentes algoritmos. Permitiu provar a previsão que Albert Einstein tinha feito há mais de um século, na sua Teoria da Relatividade Geral. E se tivesse vivido mais um ano, Stephen Hawking também teria visto esta imagem.
Revelada a primeira imagem de sempre de um buraco negro
Foi revelada a primeira imagem de um buraco negro. Através de seis conferências de imprensas em simultâneo, realizadas em Bruxelas, Washington, Santiago do Chile, Tóquio e Taipei, a colaboração internacional Event Horizont Telescope divulgou, esta quarta-feira, a imagem que confirma centenas de anos de teorias da relatividade, como a de Einstein ou a de Newton.
A sobreposição foi possível porque as imagens se pareciam: "Fizéssemos o que fizéssemos, teríamos que fazer algo louco para conseguir algo que não fosse este anel", afirmou Katie.
A investigadora destacou o trabalho de equipa: "Nenhum de nós conseguiria fazer isto sozinho. A imagem surgiu graças a muitas pessoas diferentes, de vários campos." Cerca de 200 cientistas trabalharam juntos. Esta quinta-feira, Bouman mostrou uma imagem sua com os colegas no Facebook:
Katie Bouman dá aulas na Universidade de Tecnologia da Califórnia. De acordo com o site, pretende juntar métodos computacionais para ultrapassar as fronteiras da captação de imagem interdisciplinar na astrofísica.
Para celebrar este feito, o MIT partilhou uma imagem de Katie Bouman ao lado de Margaret Hamilton, a cientista do mesmo instituto que escreveu o código necessário para levar o Homem à Lua e que, como Katie, possibilitou um feito histórico.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.