page view

Conheça o 'Celta', o comboio que descarrilou na Galiza

Liga Vigo ao Porto e tem passado por vários incidentes.

09 de setembro de 2016 às 13:47

O comboio que sofreu um acidente na manhã desta sexta-feira junto à estação de Porriño, na Galiza, pertence à empresa portuguesa Comboios de Portugal (CP) e faz parte do serviço ferroviário internacional que, diariamente, liga Portugal e Espanha.

O ‘Celta’ funciona há 38 anos e é composto por material circulante da Renfe ao serviço da CP. Este comboio veio suceder ao antigo serviço que unia três vezes por semana Vigo a Lisboa e que deixou de funcionar na década de 80. Desde 1989 o ‘Celta’ faz duas viagens por dia em cada sentido ligando a Invicta à cidade portuária espanhola.

O velhinho comboio ibérico tem sobrevivido a sucessivas tentativas de encerramento. Em 2005, a fraca procura do serviço, a baixa qualidade do mesmo (nomeadamente a duração da viagem) e o elevado preço quase atiraram o ‘Celta’ para o museu.

Em 2011 nova tentativa de extinção à vista que contra, a vontade dos passageiros, se foi arrastando até 2013, ano em que o comboio estabilizou a ligação direta entre Vigo e o Porto. Um ano mais tarde o ‘Celta’ voltou a ter paragens intermédias nas estações de Valença, Viana do Castelo e Nine.

A ligação do Porto a Vigo no ‘Celta’ custa 15 euros e tem a duração de duas horas e 15 minutos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8