page view

Desabamento de glaciar destrói vila suíça. Homem de 64 anos desaparecido

Já tinham sido retiradas da vila cerca de 300 pessoas, por precaução. Há registos de várias casas destruídas.

29 de maio de 2025 às 14:12
A carregar o vídeo ...

Desabamento de glaciar destrói vila suíça. Homem de 64 anos continua desaparecido

Alex Terry/X

O desabamento de um glaciar provou a destruição quase total da vila suíça Blatten, esta quarta-feira, com a zona a ficar soterrada por gelo, lama e detritos. A vila já tinha sido evacuada pelas autoridades locais por precaução, no início deste mês, como adianta a Associated Press. Há registo de várias casas destruídas e um homem de 64 anos continua desaparecido. A polícia local prossegue esta quinta-feira com as operações de busca.  

O desabamento do glaciar Birch, localizado acima da vila, cobriu de lama quase todo o local e também obstruiu parte do leito do rio Lonza, o que levou as autoridades a levantar a possibilidade acumulação de grandes fluxos de água. O colapso do glaciar causou um terremoto de 3.1 na escala Richter, como adiantam os meios de imprensa suíços.  

As autoridades locais adiantaram que já tinham sido retiradas da vila cerca de 300 pessoas, assim como todos os animais, com o alerta de que o glaciar de 1,5 milhões de metros cúbicos pudesse colapsar.  

Os peritos ambientes têm vindo a manifestar preocupação com o degelo dos últimos anos, que tem “acelerado o recuo dos glaciares” na Suíça como cita a AP.  

O ministro do Ambiente suíço, Albert Rösti, lamentou o sucedido, que descreveu como "um acontecimento extraordinário", cita a BBC. O ministro declarou ainda que o governo vai implementar medidas de auxílio à população que ficou sem as casas.  

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8