Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Escovar os dentes com regularidade previne problemas de disfunção erétil

Bactérias nos dentes podem causar uma doença periodontal que afeta a saúde dos vasos sanguíneos da região peniana.
Correio da Manhã 28 de Agosto de 2019 às 11:49
Lavar os dentes
Lavar os dentes FOTO: Getty Images

Um estudo realizado na Universidade de Granada (UGR), em Espanha, concluiu que o simples ato de lavar os dentes pode prevenir a disfunção erétil.

De acordo com a página oficial da UGR, a investigação, realizada por investigadores dos departamentos de cirurgia e estomatologia, comprovou que há uma relação entre as ereções masculinas e a saúde oral. Uma má saúde dentária pode causar o aparecimento de uma doença periodontal – conhecida como periodontite – que, por consequência, pode levar à disfunção erétil.

Em causa está uma inflamação crónica das gengivas. Esta começa a destruir o osso e o tecido que circunda os dentes. Em muitos casos, os dentes podem começar a cair.

A doença desenvolve-se devido à presença de bactérias nos dentes. Estas, por sua vez, afetam os endotélios vasculares, afetando a saúde dos vasos sanguíneos da região peniana. Sendo esta zona afetada, poderão começar a notar-se problemas de impotência e disfunção erétil.  

O estudo da Universidade de Granada, que envolveu uma avaliação a 80 homens, pacientes do Serviço de Urologia do Hospital de Clínicas San Cecilio, permitiu aos investigadores concluir que 74% dos pacientes analisados, que sofrem de disfunção erétil, têm também a doença periodontal.

Os investigadores verificaram ainda que no caso dos homens em que a saúde oral era mais debilitada, maior era o problema deles a nível sexual.

Os resultados deste estudo, que comprova que lavar os dentes regularmente podem prevenir problemas de disfunção erétil, foram publicados no Journal of Clinical Periodontology, uma revista científica internacional considerada a mais importante a nível de pesquisa sobre a doença periodontal.

Universidade de Granada Espanha UGR saúde investigação médica eração disfunção erétil estudo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)