page view

“Estou a cavar a minha própria sepultura”: Reféns israelitas pedem cessar-fogo e comida em Gaza

Hamas e Jihad Islâmica divulgam imagens de reféns israelitas, visivelmente magros e debilitados, num túnel em Gaza.

04 de agosto de 2025 às 01:30

As imagens são horríveis, aterradoras, e deixaram Israel em estado de choque. Fazem parte de três vídeos gravados pelo Hamas e a Jihad Islâmica. Mostram Rom Braslavski e Evyatar David, feitos reféns pelo Hamas no ataque de 7 de outubro de 2023. Há quase 22 meses em cativeiro, surgem fracos e desnutridos. Passam fome. “Estou a cavar a minha própria sepultura”, diz Evyatar David, de 24 anos, esquelético, metido num túnel muito estreito e escuro, de pá na mão. Um esqueleto enterrado vivo, como descreveu a família. “O tempo está a esgotar-se. Só um cessar-fogo me pode trazer de volta a vida”, afirma.

No vídeo, apresentado com a frase “eles comem o que nós comemos”, surgem imagens de crianças palestinianas esfomeadas, alternadas com a de Evyatar David, numa alusão a falta de alimentos na Faixa de Gaza, resultante das restrições impostas por Israel à entrada de ajuda humanitária. Calcula-se que mais de uma centena delas já tenham morrido de fome. David surge em dois vídeos, mas só fala num. No outro vê-se deitado no chão, quase sem se poder virar, tal exíguo é o espaço.

No outro vídeo, Rom, que tem dupla nacionalidade alemã e israelita, aparece em lágrimas, apelando a Telavive que deixe entrar comida na Faixa de Gaza. Vestido com uma t-shirt preta, não se percebe onde está, o fundo é escuro, apenas que passa pela mesma tragédia de David.

“Os nossos filhos estão a viver um novo holocausto. Não vão sobreviver por muito tempo”, afirma a sua mãe.

SAIBA MAIS

“Imagens aterradoras”

“As imagens dos reféns israelitas são aterradoras e demonstram a barbárie do Hamas. Todos os reféns devem ser libertados imediata e incondicionalmente”, disse a alta-representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Kaja Kallas.

Crescente Vermelho

Um funcionário do Crescente Vermelho palestiniano foi morto e outros três ficaram feridos num ataque israelita que teve como alvo a sede da organização humanitária, em Khan Younis, no Sul da Faixa de Gaza.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8