page view

EUA acusados de sabotagem diplomática pelo governo do Irão

Norte-americanos apontam o dedo ao regime do Teerão.

15 de junho de 2019 às 06:00

O Governo do Irão "rejeita categoricamente" a alegação feita pelos Estados Unidos de que o regime do Teerão foi responsável pelos ataques de quinta-feira contra petroleiros no mar do golfo de Omã e acusa o regime norte-americano de "sabotagem diplomática".

Os EUA divulgaram ainda um vídeo que alegadamente mostra a Guarda Revolucionária do Irão a retirar uma mina que não explodiu e que estaria colocada no casco de um dos petroleiros atacados.

Para além de condenar "com a maior veemência possível" o ataque aos petroleiros, aos olhos do chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif , "o facto de os EUA aproveitarem a oportunidade para lançar alegações contra o Irão, sem provas fundamentadas, prova que Washington e os seus aliados passaram para o plano B: o de sabotagem diplomática", escreveu no Twitter.

O Governo do Irão diz que "está pronto para desempenhar um papel ativo e construtivo para garantir a segurança das passagens marítimas estratégicas, bem como promover a paz, a estabilidade e a segurança na região".

Certo é que a tensão com os EUA está cada vez mais visível, e o risco de um confronto armado ganha agora mais força, ainda para mais depois das Forças Armadas norte- -americanas terem divulgado um vídeo a culpabilizar o Irão pelos ataques ocorridos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8