"Trocar votos por impunidade é corrupção", disse o líder do PP.
O presidente do Partido Popular espanhol (PP, direita) considerou este sábado que os acordos dos socialistas com independentistas catalães para a viabilização do novo Governo de Espanha são corrupção porque compram votos com impunidade e dinheiro público.
"Trocar votos por impunidade é corrupção. E comprar com o dinheiro dos cidadãos a Presidência do Governo é corrupção", disse Alberto Núñez Feijóo, na cidade de Vitória, capital do País basco, no encerramento de um congresso regional do PP.
O partido socialista espanhol (PSOE), liderado por Pedro Sánchez, fechou esta semana um acordo com a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) para a viabilização de um novo Governo de esquerda em Espanha na sequência das eleições de 23 de julho.
O acordo com a ERC inclui uma amnistia para os envolvidos na tentativa de autodeterminação da Catalunha que culminou numa declaração unilateral de independência em 2017, além de questões relacionadas com o financiamento e a dívida pública da comunidade autónoma e com a tutela dos comboios suburbanos.
Dentro da dívida da região, o acordo prevê o perdão de até 20% do total, 16 mil milhões de euros.
Os socialistas asseguraram que este perdão de dívida será extensível a todas as regiões autónomas do país.
Em causa está o Fundo de Liquidez Autonómica (FLA), uma linha de crédito através da qual o Estado empresta dinheiro às regiões autónomas para os executivos regionais não terem de recorrer aos mercados para financiarem o abatimento das suas dívidas ou o pagamento a fornecedores.
A Catalunha é a região com maior dívida e os 16 mil milhões que vão ver perdoados é um valor superior, em alguns casos até várias vezes superior, à dívida total de qualquer uma das outras comunidades autónomas, realçou este sábado Alberto Núñez Feijóo.
"Repugna-me que Sánchez negoceie com o dinheiro dos cidadãos para chegar à Presidência do Governo, repugna-me que use o dinheiro público para conseguir a Presidência do Governo. Repugna-me que indulte os corruptos, repugna-me que baixem as penas de uso indevido de fundos públicos e que premeie com melhor financiamento aqueles que mais mal gastaram", disse o líder do PP.
Na última legislatura, o Governo espanhol, já liderado por Sánchez e já viabilizado no parlamento pela ERC, indultou independentistas que estavam presos e mudou o Código Penal, em benefício de outros dirigentes da Catalunha acusados pela justiça, mas ainda não julgados.
Entre essas mudanças no Código Penal está o aligeiramento das penas de peculato (mau uso de dinheiro público), de que estão acusados dirigentes catalães por causa dos fundos usados para organizar um referendo sobre a independência em 2017 que havia sido declarado ilegal pelo Tribunal Constitucional espanhol.
Sobre a amnistia e os indultos, Feijóo disse este sábado que "não há reconciliação" (o argumento usado pelos socialistas para justificar as medidas) "quando uma das partes aspira a ser perdoada sem pedir perdão".
Para ser reconduzido primeiro-ministro, Pedro Sánchez precisa do apoio parlamentar de cinco partidos nacionalistas e independentistas da Catalunha, Galiza e País Basco, tendo até agora fechado acordo com dois, a ERC (sete deputados) e o Bloco Nacionalista Galego (BNG).
Tanto a ERC como o BNG já viabilizaram o anterior Governo de Sánchez.
A amnistia é a exigência feita pelos partidos catalães para viabilizarem um novo Governo de esquerda, uma coligação do PSOE e da plataforma Somar.
Além da ERC, a amnistia é exigida pelo Juntos da Catalunha (JxCat, sete deputados), o partido do antigo presidente do governo regional Carles Puigdemont, que vive na Bélgica desde 2017 para fugir à justiça espanhola.
Os outros dois partidos com quem os socialistas negoceiam são o Partido Nacionalista Basco (cinco deputados) e EH Bildu (seis deputados).
Se até 27 de novembro não houver novo primeiro-ministro investido pelo parlamento, Espanha terá de repetir as eleições.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.