Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Formigas voadoras em quadro de 1575 que sai de Espanha e chega à Holanda

Insetos estavam vivos na parte de trás da obra, entre a tela e a moldura.
20 de Outubro de 2018 às 18:39
Formigas
Formigas voadoras
Formigas
Formigas voadoras
Formigas
Formigas voadoras

Um retrato anónimo de João de Áustria, líder militar, emprestado pelo Património Nacional de Espanha para o Museu de Rijks, na Holanda, foi encontrado cheio de formigas voadoras quando chegou ao destino final. Os insetos estavam na parte de trás do quadro, entre a tela e a moldura, e não causaram danos à peça.

A pessoa que acompanhava e monitorizava o transporte descobriu as formigas ao abrir a caixa em que o quadro estava, a 5 de outubro. Os insetos foram aspirados e dois deles foram enviados ao Museu do Prado para serem analisados, avança o jornal El País.

Apesar da ausência de danos, as autoridades ainda tentam identificar a origem das formigas voadoras.

Representantes do Prado afirmam que nenhum animal foi encontrado na obra quando esta deixou o Museu ou mesmo na sala onde o objeto se encontrava.

Um porta-voz do Património Nacional de Espanha também realça que é impossível que os insetos sejam do país, uma vez que nada foi encontrado ao preparar o transporte da peça.

A empresa de transportes, TTI, informa que nunca aconteceu uma situação do género e argumenta que as suas caixas de madeira são tratadas para evitar esse tipo de fenómeno.

O retrato foi emprestado ao Rijksmuseum para a exposição em homenagem ao 450.º aniversário do início da Guerra de Flandres.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)