page view

França e Japão defendem aliança Renault-Nissan após detenção de Ghosn

Carlos Ghosn, 64 anos, foi detido na segunda-feira em Tóquio sob suspeita de violação de leis financeiras.

20 de novembro de 2018 às 16:28

Os governos francês e japonês reafirmaram esta terça-feira, num comunicado conjunto, o seu apoio à aliança entre os construtores Renault e Nissan, um dia após a detenção do líder do grupo, Carlos Ghosn, em Tóquio.

O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, e o ministro da Economia japonês, Hiroshige Seko, "reafirmaram o forte apoio dos governos francês e japonês à aliança entre Renault e Nissan", numa conversa telefónica, indica o comunicado.

A aliança deu origem ao "primeiro construtor automóvel mundial e a um dos maiores símbolos da cooperação industrial franco-nipónica", lembraram os dois responsáveis, exprimindo a vontade de manter esta "cooperação vencedora".

Em 2017, a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi atingiu pela primeira vez o primeiro lugar mundial do setor com 10,6 milhões de veículos vendidos.

A Renault possui 43% da Nissan e o construtor japonês detém 15% do grupo francês, bem como 34% da Mitsubishi Motors.

O ministro francês tinha anunciado previamente a intenção de falar com o ministro japonês esta terça-feira de manhã para lhe lembrar "o empenho da França na aliança entre a Renault e a Nissan", dois construtores associados desde há quase 20 anos.

Le Maire pediu à Renault, detida em 15% pelo Estado, para avançar de imediato com uma liderança interina uma vez que Ghosn "está atualmente impedido de dirigir a empresa". O conselho de administração da Renault deve reunir-se esta terça-feira à noite.

O conselho de administração da Nissan deve pronunciar-se sobre o afastamento do seu presidente na quinta-feira de manhã.

Carlos Ghosn, 64 anos, foi detido na segunda-feira em Tóquio sob suspeita de violação de leis financeiras.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8