page view

Governador do Minnesota diz que agentes do ICE estão "a semear o caos e a violência"

Tim Walz classificou a operação do ICE como uma "campanha de brutalidade organizada" após a morte de um homem de 37 anos neste sábado.

24 de janeiro de 2026 às 20:17

Em conferência de imprensa este sábado, já depois dos acontecimentos que resultaram na morte de um homem de 37 anos pelos agentes federais (Alex Pretti, enfermeiro), o governador do Minnesota, Tim Walz, voltou a pedir ao presidente Donald Trump para retirar os militares do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) da cidade. "Estão a semear o caos e a violência", disse.

"Eles querem o caos. Não podemos e não vamos dar-lhes o que querem, respondendo à violência com violência. Apelo a todos os americanos para que vejam a decência que este estado está a demonstrar e a horrível crueldade, o comportamento pouco profissional e a absoluta abominação que se passa com a atuação desses agentes do ICE nas nossas ruas", acrescentou.

Tim Walz denunciou ainda aquilo a que chamou de uma "ocupação federal de Minnesota" e classificou a operação do ICE como uma "campanha de brutalidade organizada", acrescentando que os vídeos do tiroteio fatal são "repugnantes". 

Um homem de 37 anos morreu baleado em Minneapolis, este sábado, num cenário de protestos por agentes federais. É a segunda vítima mortal, depois de Renee Good, de 37 anos, a 7 de janeiro. De acordo com a polícia, trata-se de um "homem branco de 37 anos", residente na cidade e aparentemente "um cidadão norte-americano". De acordo com a agência Associated Press, trata-se de Alex Pretti, um enfermeiro de Minneapolis.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8