Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Há 23 vacinas contra o coronavírus em avaliação

Brasil arrancou com testes da vacina chinesa.
Rodrigo Amaral 22 de Julho de 2020 às 09:09
No Mundo há mais de 160 vacinas contra a Covid-19 em desenvolvimento
No Mundo há mais de 160 vacinas contra a Covid-19 em desenvolvimento FOTO: REUTERS/Andreas Gebert
Neste momento, existem mais de 160 vacinas contra a Covid-19 em desenvolvimento, das quais 23 já se encontram em fase de avaliação clínica, com testes realizados em grupos restritos de voluntários. As que seguem na frente da corrida são a vacina fruto da parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, no Reino Unido, e a da empresa chinesa Sinovac Biotech. Ambas já se encontram na fase final de exames em larga escala. Da Rússia também chegam sinais de um projeto que está a ser bem-sucedido.

O Brasil arrancou esta ter com a fase de testes em humanos da vacina chinesa CoronaVac. O fármaco, da Sinovac Biotech, vai ser testado em 900 profissionais de saúde. Posteriormente, os investigadores vão aplicar a vacina a 9 mil brasileiros e esperam obter resultados num prazo de 90 dias. Quanto à vacina inglesa, será testada em 10 mil voluntários, metade deles no Brasil.

Dois ministros brasileiros infetados
Onyx Lorenzoni, ministro brasileiro da Cidadania, e Milton Ribeiro, ministro da Educação, confirmaram esta terça-feira estar infetados com Covid-19. Estes são o quarto e quinto membros do governo brasileiro a terem contraído a doença, depois de outros dois ministros terem testado positivo em março. Também o presidente Jair Bolsonaro, testou positivo para a Covid-19, a 7 de julho.

pormenores
Aumentos salariais
O governo britânico anunciou um aumento salarial entre 2% a 3,1% para a função pública, como reconhecimento da contribuição durante a pandemia. A medida vai abranger cerca de 900 mil funcionários públicos.

Exigência chinesa
As pessoas que viajem para a China têm de mostrar um teste negativo à Covid-19 antes de aterrar. Os testes têm de ser feitos cinco dias antes e em locais reconhecidos por embaixadas chinesas.

Máscaras de volta
A Áustria reintroduziu o uso obrigatório de máscaras nos bancos, correios e supermercados após um aumento de infeções. Desde 15 de junho que o seu uso não era obrigatório em lojas e escolas.

Plano de reabertura
Até dia 30 deste mês, o governo moçambicano vai apresentar um plano de reabertura para as áreas que foram encerradas por causa da pandemia.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Universidade de Oxford AstraZeneca Reino Unido Sinovac Biotech Rússia Brasil
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)