page view

Hamas "inclinado" a aceitar plano de paz de Trump

Grupo terrorista poderá dar a sua resposta já esta quarta-feira.

01 de outubro de 2025 às 01:30

O Hamas está “inclinado” a aceitar o plano de paz anunciado por Donald Trump e poderá anunciar já esta quarta-feira a sua resposta, avançou fonte próxima do grupo terrorista à CBS News.

Segundo a cadeia de TV norte-americana, os militantes iniciaram uma ronda de consultas entre os seus líderes políticos e militares em Gaza e no exterior para analisar a proposta de Trump e prevêem dar a sua resposta esta quarta-feira através dos mediadores do Egito e do Qatar. “Tanto o Hamas como os outros grupos palestinianos estão inclinados a aceitar a proposta”, disse a fonte citada pela CBS.

Apesar de o plano de Trump ser claramente desfavorável ao Hamas, que será obrigado a entregar as armas e não poderá desempenhar qualquer papel na futura administração de Gaza, o grupo terrorista parece não ter outra escolha, uma vez que os principais países árabes e muçulmanos já disseram concordar com o plano de Trump, que prevê o envio de uma força multinacional de paz e a criação de uma administração transitória liderada pelo próprio presidente dos EUA e pelo ex-PM britânico Tony Blair. “O Hamas tem três ou quatro dias para responder, estamos à espera deles. Se recusarem, terão um triste fim”, disse ontem Trump, colocando mais pressão sobre o movimento terrorista.

O plano de Trump, que conta com o apoio de Israel, prevê, recorde-se, o fim dos combates e a libertação de todos os reféns no prazo máximo de 72 horas após o acordo ser aceite pelas duas partes, seguida pela entrada massiva de ajuda humanitária em Gaza e a retirada parcial das forças israelitas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8