page view

Houthis atacam por engano navio que transportava petróleo russo ao largo do Iémen

Segurança marítima diz que este foi o segundo petroleiro que foi visado por engano.

12 de janeiro de 2024 às 19:09

A empresa britânica de segurança marítima Ambrey afirmou, esta sexta-feira, que os rebeldes Houthi atacaram por engano um navio-tanque que transportava petróleo russo num ataque com mísseis ao largo do Iémen, segundo avança a Reuters.

"O comandante informou que um míssil aterrou na água a 400-500 metros de distância, sendo seguido por três pequenas embarcações", refere a nota consultiva da UKMTO, acrescentando que não houve feridos ou danos.

Ambrey diz ainda "este foi o segundo petroleiro erradamente visado pelos Houthis enquanto transportava petróleo russo".

Os militantes Houthi do Iémen, apoiados pelo Irão, que controlam grande parte do Iémen, lançaram onda após onda de drones e mísseis explosivos contra navios comerciais ocidentais no Mar Vermelho desde 19 de novembro, no que dizem ser um protesto contra as operações militares de Israel em Gaza.

Também os Estados Unidos e a Grã-Bretanha realizaram ataques aéreos e marítimos contra alvos militares Houthi no Iémen durante a noite. A Rússia, aliada do Irão e parceira das principais potências árabes, denunciou os ataques e apelou a uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8