page view

Jovem detido por divulgar documentos secretos dos EUA é neto de portugueses

Família diz que não tinha conhecimento das atividades em que o jovem estava envolvido.  

13 de abril de 2023 às 23:15

O apelido gerou dúvidas e agora, as suspeitas confirmam-se. Jack Douglas Teixeira, detido esta quinta-feira por suspeita de divulgar documentos secretos dos Estados Unidos da América nas redes sociais, tem origens portuguesas. Segundo Luís Pires, correspondente da CMTV nos EUA, Jack Teixeira é lusodescendente, com raízes familiares na Beira. O avô é português e está registado no consulado de Boston. 

Teixeira vivia em North Dighton, no Estado de Massachussetts, uma zona marcada pela grande presença de emigrantes portugueses.  Tudo indica que a família não tenha conhecimento das atividades em que Jack está envolvido.  

O militar, membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, é o administrador de um grupo na rede social Discord chamado Thug Shaker Central. Neste chat, criado em 2020, dezenas de jovens conversam sobre videojogos, fascínio por armas e outros temas controversos. Jack usava o nome de O.G para interagir com os outros membros.

O jovem terá partilhados os documentos confidenciais no Thug Shaker Central com o objetivo de impressionar os membros.  Inicialmente, dava a conhecer informações secretas, mas, mais tarde, chegou mesmo a enviar fotografias de alguns dos documentos. 

Jack optou por enviar as fotografias para conferir certeza e força às suas afirmações, mas isso terá ajudado a investigação a chegar até ele. Algumas das imagens enviadas mostravam também a mobília, sapatos e outras pistas que foram importantes para as autoridades o encontrarem. 

O jornal The Times esteve à conversa com quatro membros daquele grupo. Estes descreveram O.G como sendo como um líder indiscutível que tinha acesso a informação privilegiada através do trabalho, tendo chegado inclusive a prever situações. 

Os documentos que vieram a público revelaram informações sensíveis sobre a guerra na Ucrânia, entre outros conflitos.  As autoridades norte-americanas disseram que o jovem vai ser acusado segundo a Lei da Espionagem, podendo enfrentar dez anos de cadeia. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8