Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Jovens estão na origem da segunda vaga de coronavírus, diz OMS

O aumento dos novos casos das últimas semanas levou alguns países a impor novas restrições.
SÁBADO 18 de Agosto de 2020 às 17:48
Coronavírus xx
Coronavírus xx FOTO: Reuters
A pandemia de covid-19 "está a mudar" e parecem ser os mais jovens os que estão no eixo desta mudança. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são as pessoas na casa dos 20, 30 e 40 anos que estão a ser os maiores agentes de transmissão da doença e avisa que esta alteração pode estar a motivar uma segunda vaga. 

Esta terça-feira, Takeshi Kasai, diretor regional da OMS para o Pacífico Ocidental, advertiu para a existência de sinais que apontam "não para um ressurgimento, mas de que estamos a entrar numa nova fase da pandemia na Ásia-Pacífico". "As pessoas na faixa dos 20, 30 e 40 anos estão a impulsionar cada vez mais a disseminação", apontou Kasai na conferência de imprensa virtual desta manhã, citado pela Reuters.

"Muitos [dos mais jovens] não sabem que estão infetados e isso aumenta o risco de transmissão para os mais vulneráveis", como os idosos, acrescentou o responsável. 

A autoridade global da saúde já se tinha mostrado preocupada por a proporção de jovens entre os infectados com o vírus ter aumentado globalmente. Mercado do trabalho e comportamento menos responsável podem estar na origem destas infeções. 

O aumento dos novos casos das últimas semanas levou alguns países a impor novas restrições, como a Austrália ou o caso de Espanha. Surtos de infecção foram registados em países que pareciam ter controlado o vírus, incluindo no Vietname, que até recentemente esteve três meses sem detectar qualquer transmissão doméstica devido aos esforços de mitigação.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 770.429 mortos e infetou mais de 21,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários