page view

"Morreram pela nossa liberdade"

Presidente francês destacou coragem dos três polícias assassinados nos ataques de Paris. Quatro judeus mortos foram sepultados em Israel.

14 de janeiro de 2015 às 13:20

Lágrimas e emoção uniram ontem Paris e Jerusalém, cidades onde decorreram os funerais de sete das 17 vítimas mortais dos atentados terroristas que deixaram a França de luto. Na sede da polícia, em Paris, o presidente francês François Hollande homenageou os três agentes assassinados nos dias 7 e 8. Em Jerusalém, primeiro-ministro e presidente de Israel acompanharam os funerais dos quatro judeus mortos no dia 9 num supermercado de Paris.

Numa cerimónia marcada pela comoção, Hollande concedeu a Legião de Honra aos polícias mortos em serviço, cujos caixões foram envoltos na bandeira francesa, e frisou: "Morreram para que possamos viver em liberdade". Franck Brinsolaro e Ahmed Merabet perderam a vida no ataque ao jornal ‘Charlie Hebdo’, e Clarissa Jean-Philippe foi abatida em Montrouge. "Estamos em guerra contra o jihadismo e o terrorismo", frisou o PM Manuel Valls.

Em Jerusalém, o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu lembrou que "a vida das vítimas foi ceifada pelo ódio" perante a multidão que rumou ao cemitério do Monte das Oliveiras. Seguindo a tradição judia, várias pedras foram deixadas nas sepulturas de Yohav Hattab, Philippe Braham, Yohan Cohen e François-Michel Saada, em sinal de dor.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8