page view

Morte de físico português: Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear e Instituto Superior Técnico recordam "colega brilhante"

Nuno Loureiro, 47 anos, foi baleado na casa onde residia nos EUA. Instituições portuguesas onde colaborou estão profundamente consternadas com morte trágica.

16 de dezembro de 2025 às 18:06

O Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) e o Instituto Superior Técnico (IST) lamentaram esta terça-feira a morte do físico português Nuno Loureiro, que foi baleado na madrugada desta terça-feira na casa onde residia em Brookline, Massachusetts, nos Estados Unidos, acabando por morrer.

"O Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) e o Instituto Superior Técnico lamentam profundamente a notícia da morte do cientista Nuno Loureiro. Formado em Engenharia Física Tecnológica no Técnico, foi investigador no IPFN onde veio a liderar o grupo de Teoria e Modelização. Atualmente, desenvolvia o seu trabalho em física teórica e as suas aplicações em fusão no Plasma Science and Fusion Center, um dos maiores laboratórios do Massachussets Institute of Technology (MIT), que dirigia deste maio do ano passado. Os seus amigos e colegas do IPFN e do Técnico, alguns dos quais continuaram até hoje a colaborar com o Nuno, estão profundamente consternados pelo seu desaparecimento prematuro. Lembramos um colega brilhante, com quem era um prazer científico e pessoal colaborar", dizem as duas instituições em comunicado.

O site do Instituto Superior Técnico lembra que Nuno Loureiro era desde 1 de maio de 2024 "o diretor do Plasma Science and Fusion Center (PSFC), um dos maiores laboratórios do Massachussets Institute of Technology (MIT)". "Português com um passado ligado ao Instituto Superior Técnico, Nuno Loureiro, aluno de Engenharia Física Tecnológica e ex-investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), assumiu o cargo no início do mês, coordenando agora os mais de 250 outros investigadores, funcionários e estudantes que ocupam os sete edifícios do PSFC".

O físico português, de 47 anos, foi baleado em casa na madrugada desta terça-feira, em Brookline, Massachusetts, e acabou por morrer. Era natural de Seia.

A polícia ainda não informou se há algum suspeito, nem descreveu as circunstâncias em que ocorreu o tiroteio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8