page view

Recorde o massacre em Paris

Relembre o atentado de novembro de 2015.

15 de março de 2016 às 17:03

Um tiroteio esta terça-feira em Bruxelas deixou, pelo menos, quatro polícias feridos. A operação resulta de um raide anti-terrorista a uma casa da capital belga, que pode estar relacionado com os atentados de Paris.

A 13 de Novembro de 2015, a capital francesa foi alvo de ataques terroristas em vários pontos da cidade. Pelo menos 129 pessoas morreram - entre os quais se contam dois portugueses – e 350 ficaram feridas.

Os ataques tiveram início em restaurantes da capital francesa. Os terroristas começaram por disparar contra o terraço da La Casa Nostra, um restaurante italiano, provocando cinco mortos. Quase simultaneamente, dois atiradores dispararam durante vários minutos na direcção de quem se encontrava na esplanada do La Belle Equipe. 

Os ataques continuaram nas ruas Bichat e Alibert nos restaurantes Le Carillon e Le Petit Cambodge, onde as testemunhas afirmaram ter ouvido os terroristas gritar "Allahu Akbar".

O assalto a Paris continuou no Estádio de França onde foram registadas várias explosões levadas a cabo por bombistas suicidas. Nesse momento decorria o jogo França-Alemanha. As explosões foram ouvidas durante o particular e o presidente francês, François Hollande, que estava no estádio, foi evacuado sob fortes medidas de segurança.

Mas o centro dos ataques foi o Bataclan, local onde morreram mais pessoas. A banda Eagles of Death Metal estava a dar um concerto quando os terroristas entraram na sala de espetáculos e dispararam contra a multidão durante cerca de 10 minutos.

Os terroristas fizeram centenas de reféns e o assalto apenas terminou quando a polícia francesa entrou no recinto. Só no Bataclan morreram 100 pessoas.

Os hospitais ativaram o plano de emergência, o aeroporto de Orly foi encerrado e todas as escolas e universidades da capital francesa foram encerradas no dia seguinte. François Hollande decretou estado de emergência nacional e entrou em vigor o controlo das fronteiras francesas. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8