page view

O importante é a sustentabilidade das finanças públicas estar garantida, refere Medina

Governo entregou esta quinta-feira no parlamento o OE2026, na véspera do prazo limite e três dias antes das eleições autárquicas de domingo.

09 de outubro de 2025 às 18:00

O ex-ministro das Finanças Fernando Medina disse esta quinta-feira que, mais do que o momento escolhido pelo Governo para apresentar o Orçamento do Estado para 2026, o que importa são as medidas e se garantem a sustentabilidade das finanças públicas.

O que é preciso agora é ver "se as medidas vão no sentido correto, do ponto de vista do investimento, do ponto de vista do reforço do poder de compra das famílias e se tudo isto é feito com equilíbrio e com ponderação e com garantia de sustentabilidade das [...] finanças públicas, que é essencial manter", afirmou, questionado numa ação de campanha no Bairro da Boavista para as eleições autárquicas de domingo, em que acompanhou Alexandra Leitão, candidata da coligação "Viver Lisboa", que junta PS, Livre, BE e PAN.

O Orçamento está entregue, mas "resta saber agora o seu conteúdo e em que é que se vai traduzir do ponto de vista não só de reforço do investimento, de melhoria das condições de vida dos portugueses, mas também em matéria de sustentabilidade financeira do Estado e das finanças públicas", vincou o ex-governante socialista.

O Governo entregou esta quinta-feira no parlamento o OE2026, na véspera do prazo limite e três dias antes das eleições autárquicas de domingo.

No cenário macroeconómico, o Governo PSD/CDS-PP prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2% neste ano e 2,3% em 2026.

O executivo pretende alcançar excedentes de 0,3% do PIB neste ano e de 0,1% no próximo. Quanto ao rácio da dívida, estima a sua redução para 90,2% do PIB em 2025 e 87,8% em 2026.

A proposta vai ser discutida e votada na generalidade entre 27 e 28 de outubro. A votação final global está marcada para 27 de novembro, após o processo de debate na especialidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8