Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Oito mil aviões para distribuir vacina do coronavírus

“Maior desafio logístico de sempre” já está a ser preparado.
Ricardo Ramos 12 de Setembro de 2020 às 09:34
Distribuição da vacina será um desafio logístico sem precedentes
Casos continuam a aumentar
Distribuição da vacina será um desafio logístico sem precedentes
Casos continuam a aumentar
Distribuição da vacina será um desafio logístico sem precedentes
Casos continuam a aumentar
Ainda faltam vários meses para estar disponível uma vacina viável contra o novo coroanavírus, mas a indústria aeronáutica já trabalha a todo o vapor para preparar aquele que será “o maior desafio logístico de sempre”: levar a vacina em segurança a todos os cantos do Mundo. Uma estimativa da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) calcula que serão necessários 8 mil aviões Boeing 747 Jumbo para uma ponte aérea sem precedentes na história da Humanidade, a qual terá de ser planeada “com precisão militar”. “Distribuir a vacina em segurança será a missão do século para a indústria de carga aérea, mas isso não será possível sem um planeamento cuidado. E a altura para o fazer é agora”, defende o diretor da IATA, Alexandre de Juniac, que já está a trabalhar com companhias aéreas, aeroportos, farmacêuticas e a Organização Mundial da Saúde para delinear o plano.



pormenores

1 infetado em cada 1400
O gabinete de estatística do governo britânico estima que 39 700 pessoas em Inglaterra estavam infetadas com Covid-19 na semana que terminou a 5 de setembro, ou seja, um em cada 1400 habitantes. Número de infeções tem duplicado de semana para semana.

Professores infetados
Itália detetou nos últimos dias 13 mil novos casos de infeção por Covid-19 entre professores, o que equivale a 2,6% dos docentes que foram testados antes do início do ano letivo.

China testa spray nasal
A China autorizou o início dos testes clínicos de uma nova vacina, que tem a particularidade de ser administrada através de um spray nasal.

Maior aumento diário
A República Checa registou esta sexta-feira 1382 novos casos de infeção, o maior aumento desde o início da pandemia, no dia em que se tornou obrigatório o uso de máscara em locais fechados.

Espanha bate recorde com 12 183 casos
Espanha registou esta sexta-feira 12 183 casos de Covid-19, um novo recorde desde o início da pandemia. Este número inclui os resultados de testes PCR realizados nos dias anteriores mas cujo resultado só foi conhecido esta sexta-feira, e que representam cerca de dois terços do total. Mesmo assim, trata-se de uma subida de 1419 casos relativamente ao dia anterior. Foram ainda registados 48 novos óbitos.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários