Pelo menos 15 pessoas morreram.
Alguns dos nomes e rostos das vítimas do ataque que ocorreu na noite da passagem de ano em Nova Orleães, nos EUA, já foram revelados por familiares que expressaram o seu luto nas redes sociais.
Pelo menos 15 pessoas morreram e 30 ficaram feridas depois de uma carrinha ter atropelado várias pessoas que se encontravam a celebrar a passagem do ano, na quarta-feira, na Bourbon Street, em Nova Orleães, nos Estados Unidos da América. O suspeito, já identificado como Shamsud Din Jabbar, de 42 anos, acabou por morrer numa troca de tiros com a polícia.
Ni'Kyra Cheyenne Dedeaux
Ni'Kyra Cheyenne Dedeaux era uma jovem de 18 anos que morreu depois de ter sido atingida pela carrinha, enquanto celebrava o início de 2025 com o seu amigo Zion Parsons. Zion, também de 18 anos, disse que a amiga tinha o sonho de ser enfermeira. “Atingiu-a e atirou-a pelo menos 30 metros e eu tive sorte em estar vivo”, contou o jovem.
Martin 'Tiger' Bech
Martin 'Tiger' Bech, de 27 anos, estava na Bourbon Street, quando foi atropelado pelo camião, revelou a mãe à NBC News.
Michelle Bech ainda conseguiu despedir-se do filho, antes de este morrer no hospital.
Martin era lincenciado pela Universidade de Princeton e vivia em Nova Iorque, onde trabalhava numa empresa da Wall Street.
O seu irmão Jack homenageou-o na rede social X (antigo Twitter): “Amo-te sempre, irmão! Inspiraste-me todos os dias e agora podes estar comigo em todos os momentos. Eu tenho esta família T, não te preocupes. Isto é para nós”.
Conhecido como Tiger, Martin jogou nos Princeton Tigers e foi também recordado pelo treinador. “Ele era um 'Tigre' em todos os sentidos - um concorrente feroz com uma energia infinita, um colega de equipa adorado e um amigo atencioso. A nossa última conversa foi sobre como eu estava orgulhoso do crescimento que ele demonstrou durante o seu tempo em Princeton e do sucesso que estava a ter após a licenciatura", cita a Sky News. “Não houve alcunha mais apropriada para um jogador de Princeton que eu tenha treinado”, disse Bob Surace.
Matthew Tenedorio
Matthew Tenedorio, lusodescendente de 25 anos, foi morto a tiro pelo atacante, quando este saiu da carrinha, após o atropelamento, contou a mãe à Sky News.
Matthew jantou com a mãe na véspera de Ano Novo e depois saiu com amigos. “Matthew e os seus amigos decidiram ir ao The Quarter. Tentámos convencê-lo a não ir", contou Cathy Tenedorio. “O meu filho morreu na hora... Ontem à noite abracei-o e beijei-o. Disse-lhe que o amava. Ele tinha tanta esperança, um grande futuro a trabalhar no estádio Super Dome em Nova Orleães. Ele tinha o emprego dos seus sonhos”, recorda, emocionada, a mãe.
Nicole Perez
Nicole Perez era uma mãe solteira de 20 e poucos anos e tinha um filho de quatro.
Recentemente, tinha sido promovida na charcutaria onde trabalhava e estava "muito entusiasmada com isso", revelou a chefe de Nicole, Kimberly Usher.
Kimberly contou, também, que Nicole costumava levar o filho, Melo, para o trabalho, para lhe ensinar algumas competências básicas de aprendizagens durante as pausas. “Era uma mãe muito boa”, disse a chefe de Nicole que criou uma conta GoFundMe para cobrir os custos do enterro da mulher.
Reggie Hunter
Regie Hunter também foi vítima do ataque de Nova Orleães. Hunter era natural do Louisiana e pai de dois filhos.
A sua prima, Shirell Jackson, disse à NBC News que o gerente de armazém de 37 anos era uma “pessoa espetacular” e “um homem pequenino” com um “grande coração”.
Regie estava com um primo, que sobreviveu ao ataque.
Hubert Gauthreaux
Hubert Gauthreaux tinha 21 anos e foi identificado numa publicação da sua antiga escola secundária.
Num comunicado, a Archbishop Shaw High School, em Marrero, Louisiana, disse: “É com grande pesar que partilhamos que o aluno Hubert Gauthreaux, da turma de 2021, foi tragicamente morto no ato de violência sem sentido que ocorreu esta manhã", escreveu a escola. “Pedimos a toda a família do Arcebispo Shaw que reze pelo repouso da alma de Hubert, pela sua família e amigos durante este momento difícil, e por todos os afetados por esta tragédia”.
Kareem Badawi
Kareem Badawi, estudante da Universidade do Alabama, foi também uma das vítimas mortais do ataque.
O reitor da universidade, Stuart R. Bell, declarou, numa declaração publicada no Facebook, que está de luto e ao lado da família e dos amigos de Kareem Badawi pela sua “perda desoladora”.
“O nosso pessoal tem estado ativamente empenhado em prestar apoio e o gabinete de assistência e bem-estar dos estudantes está disponível”, afirmou. “Por favor, reservem um momento para rezar pelas pessoas afetadas por esta tragédia”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.