Acidente entre um avião de passageiros e um helicóptero não deixou sobreviventes.
O acidente aéreo em que um avião colidiu com um helicóptero, em Washington, nos EUA não deixou sobreviventes. Após a colisão, as duas aeronaves caíram no rio Potomac, cuja água se encontrava a temperaturas muito baixas, levando à morte das 64 pessoas que o avião transportava e dos pilotos do helicóptero.
Apesar de o incidente ainda estar sob investigação, já é conhecida a identidade de algumas das vítimas da tragédia.
Asra Hussain Raza
Asra Hussain Raza, de 26 anos, natural do Indiana, tinha-se mudado para Washington DC depois de terminar um mestrado em gestão hospitalar. O marido conta que Asra "estava a regressar de uma viagem de trabalho em que estava a ajudar a melhorar um hospital que precisava mesmo de ajuda", disse, à BBC, Hamaad Raza, enquanto mostrava a última mensagem de texto da mulher, às equipas de reportagem. O marido explica que Asra morreu a fazer aquilo de que mais gostava, já que "até estava a trabalhar durante o voo", conta.
Kiah Duggins
O presidente da Universidade de Howard confirmou que a professora Kiah Duggins tinha morrido na colisão. Kiah era advogada de direitos civis e ia começar a dar aulas numa faculdade de Direito, no outono, indica a BBC.
"Dedicou a sua carreira à luta contra o policiamento inconstitucional e as práticas injustas de fiança em dinheiro no Tennessee, Texas e Washington DC", declarou a universidade num comunicado divulgado pelos meios de comunicação social norte-americanos.
Sarah Lee Best
Sarah Lee Best, de 33 anos, também era advogada. O marido descreve-a como amável e trabalhadora. Sarah e o marido, Daniel Solomon, planeavam viajar, em maio, para o Hawaii, onde nasceu Sarah, para comemorar o 10.º aniversário de casamento do casal.
Elizabeth Keys
Elizabeth Keys era colega de Sarah Lee Best. Morreu no dia do seu aniversário. “Sempre, sempre conseguiu divertir-se... independentemente do que estivesse a fazer", disse o sócio David Seidman.
A empresa onde Elizabeth e Sarah trabalhavam homenageou as duas advogadas. Eram “advogadas, colegas e amigas maravilhosas”, disse a fundadora da empresa, Beth Wilkinson, num comunicado.
Casey Crafton
Casey era treinador na Salem Little League, no Connecticut. O clube manifestou pesar pela perda. "A família Crafton, profundamente envolvida em tudo o que diz respeito a Salem, sofreu uma perda inimaginável", lê-se na declaração.
O governador, Ned Lamont, também se manifestou nas redes sociais: "Salem perdeu um pai dedicado, marido e membro da comunidade".
Michael Stovall
Michael Stovall, conhecido como Mikey, estava a regressar a casa depois de uma viagem anual de caça com amigos, disse a mãe, Christina Stovall.
"O Mikey não tinha um único inimigo. Se vires fotografias dele... ele era a alma da festa. Ele adorava toda a gente", conta. No mesmo avião, estavam pelo menos seis amigos do jovem. Alguns deles conheciam-se desde a infância
Jesse Pitcher
Jesse era um dos amigos de Michael. O jovem de 30 anos, natural de Maryland, casou-se no ano passado e abriu recentemente o seu próprio negócio, disse o pai, Jameson Pitcher. "Ele estava a começar a sua vida", lamenta o pai, que esperava uma visita do filho, quando este regressasse da viagem.
Pergentino N. Malabed
A Polícia Nacional das Filipinas confirmou que o diretor da sua Divisão de Gestão de Aprovisionamento, o coronel Pergentino N. Malabed, se encontrava a bordo do avião que colidiu com o helicóptero.
Segundo um porta-voz da polícia, um corpo com o passaporte do coronel Malabed foi recuperado do rio Potomac.
O coronel tinha viajado para os EUA com dois outros oficiais para testar coletes pessoais, que a polícia planeava comprar, e estava a caminho da embaixada das Filipinas em Washington.
Patinadores artísticos
Vários patinadores artísticos e treinadores de patinagem viajam no voo que terminou em tragédia, uma vez que regressavam de um evento de patinagem, indica a BBC.
Spencer Lane
O patinador no gelo Spencer Lane, de 16 anos, morreu acompanhado da sua mãe, Christine Lane, de 49 anos. O pai disse que Spencer "treinava no Clube de Patinagem de Boston cinco dias por semana e frequentava o liceu online" para se dedicar ao desporto, disse Douglas Lane. O pai disse aos meios de comunicação social locais que o filho era “uma força da natureza” e que a mulher era "uma força criativa" que faria tudo pelos filhos, refere a mesma fonte.
Jinna Han
Jinna Han, de 13 anos, também viajava acompanhada da mãe, Jin.
Doug Zeghibe, do Clube de Patinagem de Boston, descreveu Jin uma pessoa "maravilhosa, agradável e educada", que estava ao lado da filha em todas as competições. "Nunca uma palavra de desânimo", disse. "Sempre agradecida, sempre a apoiar, não apenas Jinna, a filha, mas todos os atletas", recorda.
Olivia Ter
Olivia Ter, de 12 anos, natural de Maryland, estava entre os patinadores artísticos americanos a bordo do voo, confirmaram as autoridades locais.
"Olivia não só se destacou nos programas de patinagem artística, como também inspirou outros através do seu talento, determinação e espírito desportivo", afirmou a Prince George's County Parks and Recreation num comunicado divulgado pela CBS News. Bill Tyler, diretor da Comissão de Planeamento e Parques de Maryland-National Capital, disse que o "impacto da vida de Olivia continuará a repercutir-se na nossa comunidade desportiva juvenil" e que a comunidade sentirá a falta da jovem artista.
Brielle e Justyna Magdalena Beyer
Andy Beyer disse à ABC News que a filha Brielle, de 12 anos, e a sua mulher Justyna, de 42 anos, estavam a regressar a casa depois do evento de patinagem.
O pai descreve Brielle como "uma lutadora", que alegrava a casa.
Beyer tinha ido buscar o casal ao aeroporto: "Quando chegou a altura de o avião aterrar, eles ainda não tinham aterrado", explica. "Não conseguíamos receber mensagens de texto. Vi os camiões dos bombeiros e tudo o resto a passar e percebi".
Cory Haynos, Roger Haynos e Stephanie Branton Haynos
Cory Haynos estava a viajar do Kansas para casa com os seus pais, Roger Haynos e Stephanie Branton Haynos, escreveu um membro da família nas redes sociais.
"Cory era um patinador fantástico com um futuro muito brilhante", disse ele um primo, que conta que a família imaginava que um dia Cory representasse os EUA nos Jogos Olímpicos.
Alexandr Sasha Kirsanov
O antigo treinador Sasha Kirsanov estava a bordo do avião, segundo a Universidade de Delaware.
A mulher disse que perder o marido significava ter "perdido tudo" no acidente.
Evgenia Shishkova e Vadim Naumov
A morte dos treinadores russos de patinagem no gelo Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, foi confirmada pelo Kremlin, refere a BBC.
Rafael Arutyunyan, amigo e treinador de patinagem de renome, disse que obrigou os seus atletas a treinar em silêncio após o acidente, em sinal de respeito.
"Toda a nossa comunidade respeitava-os e gostava deles, por isso sinto que ficarão connosco para sempre", disse.
Tripulação do avião
Jonathan J. Campos
O capitão do avião, Jonathan J. Campos, sonhava em ser piloto desde os três anos de idade, disse a sua tia ao New York Times. "Acho que ele queria ser livre e poder voar e elevar-se como um pássaro", disse Beverly Lane.
Jonathan, de 34 anos, cresceu em Brooklyn, Nova Iorque, e trabalhou para a PSA Airlines (parte do grupo American Airlines) durante oito anos.
Sam Lilley
Sam, piloto de 28 anos, estava noivo e "estava no auge da sua vida", disse o pai à BBC.
Tim Lilley disse que o seu filho obteve a sua licença de piloto em apenas poucos anos porque "perseguiu-a com vigor".
A irmã Tiffany Gibson chamou-lhe referiu que ele era "uma pessoa espantosa". "Ele adorava as pessoas. Adorava aventuras. Adorava viajar", disse. Referiu ainda que o irmão sonhava em ter um cão, uma casa e filhos e que o que lhe aconteceu "é apenas trágico".
Ian Epstein
Ian Epstein, de 53 anos, residente na Virgínia, era assistente de bordo no avião, segundo a sua família, que diz que era conhecido pela sua capacidade de fazer sorrir as pessoas.
"Adorava ser assistente de bordo porque gostava muito de viajar e conhecer pessoas novas. Mas o seu verdadeiro amor era a sua família", indica o comunicado elaborado pelos familiares.
Danasia Elder
Danasia Elder também trabalhava como hospedeira de bordo.
O cunhado, Brandon Payne, referiu que Danasia "era uma óptima esposa, uma óptima mãe, uma óptima amiga". "Ela era muito inteligente, muito esperta... Esta coisa de ser hospedeira de bordo era como que um dos seus sonhos que ela queria realizar", disse.
Brandon mostrou-se orgulhoso da cunhada por ter perseguido os seus sonhos e acredita que ela "gostaria que todos fizessem o mesmo que ela fez".
"Persigam os vossos sonhos, aconteça o que acontecer. Não deixem que nada vos assuste, nem vos afaste. Acreditem em vocês próprios, acreditem em Deus e sigam o caminho", aconselhou Brandon, em homenagem a Danasia.
Tripulação do helicóptero
Ryan O'Hara
Ryan O'Hara, de 29 anos, era o chefe da tripulação do helicóptero Black Hawk que colidiu com o avião de passageiros.
Deixa a mulher e um filho de um ano, segundo o programa local do Corpo de Formação de Oficiais da Reserva (ROTC), que confirmou a sua morte numa publicação nas redes sociais.
Andrew Eaves
A morte de Andrew Eaves foi confirmada pelo Governador do Mississippi, Tate Reeves.
O Oficial Chefe de Garantia era um dos pilotos do helicóptero, refere a mesma fonte.
"Pedimos que rezem pela nossa família e amigos e por todas as outras famílias que estão a sofrer hoje. Pedimos paz enquanto estamos de luto", escreveu a mulher, nas redes sociais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.