page view

Referendo à Europa marcado para junho

Trabalhadores de outros Estados-membros perdem benefícios.

21 de fevereiro de 2016 às 12:25

Obtida uma vitória política na cimeira europeia, onde acordou um estatuto especial para o Reino Unido, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, apressou-se a anunciar a data para o referendo à permanência do país no grupo dos 28. Será a 23 de junho, uma quinta-feira, disse este sábado, após a reunião em Londres onde detalhou o acordo aos membros do seu governo.

Reafirmando a convicção de que será melhor para o país ficar na União Europeia (UE) e a promessa de fazer campanha pelo sim, Cameron apelou à nação. "Não amo Bruxelas, amo o Reino Unido. Sou o primeiro a dizer que há muitas coisas nas quais a Europa precisa de melhorar", disse. Mas frisou que, com o acordo alcançado, "nunca nos juntaremos ao euro, nunca faremos parte dos resgates da Zona Euro, nunca seremos parte da circulação sem fronteiras, de um exército europeu ou de um super-Estado europeu".

Do texto assinado em Bruxelas constam ainda medidas de proteção comercial e um estatuto autónomo para o setor financeiro britânico. Já no que respeita à segurança social, uma das questões mais polémicas, o Reino Unido fica autorizado a acionar, por um máximo de sete anos, um ‘travão de emergência’ que permite retirar apoios sociais a trabalhadores de outros países da UE durante os primeiros quatro anos de residência no país.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8