page view

Rússia avança com eleições locais e regionais apesar dos ataques ucranianos

Jornada eleitoral começa na sexta-feira e prolongar-se-á até domingo em 81 regiões da Federação Russa.

11 de setembro de 2025 às 12:40

A Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia garantiu esta quinta-feira que o país avança de sexta-feira a domingo com as eleições locais e regionais, entre elas a península da Crimeia, anexada em 2014, apesar das "condições de guerra".

"Trabalhamos em condições de ciberataques e guerra sem precedentes, que ocorrem não só diretamente nas frentes de combate, mas também nas frentes eleitorais, informativas e psicológicas. É necessário contar com medidas de segurança através de métodos tradicionais de organização da votação", explicou a presidente da CEC russa, Ela Pamfilova, em conferência de imprensa, citada pela agência TASS.

Pamfilova esclareceu que, tendo em conta os ataques das Forças Armadas da Ucrânia, foram habilitados 6.589 locais de votação alternativos nas regiões fronteiriças para garantir que os cidadãos de oito regiões russas possam votar com segurança.

Essas regiões são as regionais de Krasnodar, Belgorod, Kursk, Rostov, Briansk, Voronezh, a cidade de Sebastopol e a península ucraniana da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

"Devemos ser capazes de realizar eleições mesmo nas condições mais extremas", afirmou a presidente da CEC.

Pamfilova insistiu que não vão abandonar "os elementos tradicionais" eleitorais, "se necessário, mesmo em condições de isolamento, sem eletricidade, comunicação ou internet".

A jornada eleitoral começa na sexta-feira e prolongar-se-á até domingo em 81 regiões da Federação Russa.

Além das eleições municipais anuais, serão eleitos diretamente os governadores de 20 regiões e, em uma delas, a eleição será feita pela assembleia competente.

As regiões do sul da Rússia, especialmente as que fazem fronteira com a Ucrânia, sofrem diariamente ataques com 'drones' ucranianos que têm como objetivo principal neutralizar a capacidade de produção de energia que alimenta a máquina de guerra da Rússia, mas que também causaram vítimas civis.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8