Carlos Cuerpo passa a ser o primeiro vice-presidente de Sánchez e torna-se assim no primeiro homem a assumir o cargo desde 2018, desde que o líder socialista é primeiro-ministro.
O ministro de Economia de Espanha, Carlos Cuerpo, será o "número dois" do Governo de Pedro Sánchez, na sequência da saída da ministra das Finanças para ser candidata nas eleições regionais da Andaluzia, anunciou hoje o líder do executivo.
Carlos Cuerpo passa a ser o primeiro vice-presidente de Sánchez e torna-se assim no primeiro homem a assumir o cargo desde 2018, desde que o líder socialista é primeiro-ministro.
Quanto ao novo ministro das Finanças, será Arcadi España, até agora secretário de Estado de Política Territorial, anunciou Pedro Sánchez, numa declaração em Madrid, a partir do Palácio da Moncloa, a sede do Governo espanhol.
A ministra das Finanças e primeira vice-presidente do Governo de Espanha, María Jesús Montero, anunciou na terça-feira a saída do executivo para encabeçar a candidatura dos socialistas espanhóis nas eleições regionais da Andaluzia, agendadas para 17 de maio.
María Jesús Montero era até agora a "número 2" de Sánchez tanto no Governo como no Partido Socialista Espanhol (PSOE).
Era ministra das Finanças desde o primeiro Governo de Pedro Sánchez, formado em junho 2018, e passou a primeira vice-presidente (a figura "número 2" na hierarquia do executivo) em dezembro de 2023.
Na terça-feira, María Jesús Montero afirmou que seria o novo ministro a apresentar, previsivelmente nas próximas semanas, uma proposta de Orçamento do Estado, como reiteradamente prometido pelo Governo.
Espanha não tem um Orçamento do Estado aprovado na atual legislatura, a que saiu das eleições de julho de 2023.
O último Orçamento Geral do Estado apresentado pelo Governo, para o ano de 2023, foi aprovado pelo parlamento em dezembro de 2022.
É o orçamento de 2023, com os respetivos tetos de despesa, que continua em vigor, ao abrigo de prolongamentos de vigência, uma vez que não existe um documento novo para o substituir.
Nos últimos anos, o Governo não apresentou uma proposta de Orçamento do Estado ao parlamento por não conseguir reunir os apoios suficientes para garantir a aprovação do documento, uma vez que não tem maioria absoluta na câmara e, na atual legislatura, depende de uma geringonça de oito partidos para aprovar leis que inclui forças de esquerda e de direita e independentistas e nacionalistas do País Basco, da Catalunha e da Galiza.
Pedro Sánchez agradeceu e elogiou hoje o trabalho de oito anos de María Jesús Montero como ministra das Finanças, considerando que foi essencial para o bom desempenho da economia espanhola nos últimos anos, assim como para o equilíbrio das contas públicas e a mobilização de fundos europeus.
As eleições regionais na Andaluzia foram agendadas na segunda-feira para 17 de maio, por decisão do atual presidente do governo autonómico, Juanma Moreno (Partido Popular, PP, direita), que adiantou em algumas semanas o final da legislatura.
Nas anteriores eleições andaluzas, realizadas em 19 de junho de 2022, o PP ganhou com uma maioria absoluta inédita nesta região, que foi um feudo socialista durante décadas.
Em paralelo, o PSOE teve em 2022 o pior resultado de sempre na Andaluzia e perdeu mesmo, pela primeira vez, nas províncias de Sevilha e Huelva.
O PSOE governou a Andaluzia durante 37 anos, desde a instauração da democracia e até 2018, quando ainda foi o partido mais votado, mas perdeu o executivo na sequência de acordos entre a direita e extrema-direita (coligação de Governo PP e Cidadãos com apoio parlamentar do Vox).
A Andaluzia será a quarta região espanhola a ir a votos em menos de meio ano, com o PP a vencer até agora em todas as eleições anteriores (Extremadura, Aragão e Castela e Leão), mas sem alcançar maioria absoluta, estando a negociar a formação dos três governos com o Vox, de extrema-direita.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.