page view

Terrorista do Bataclan era filho de mãe portuguesa

Ismaël Omar Mostefaï era filho de pai argelino.

15 de novembro de 2015 às 16:35

O único dos autores dos ataques de Paris identificado pela polícia até ao momento, Ismaël Omar Mostefaï, era filho de uma portuguesa e de um argelino, noticiou este domingo o New York Times citando o presidente da câmara de Chartres.

Segundo o jornal norte-americano, Mostefaï viveu com os pais perto de Chartres e o presidente da câmara local, Jean-Pierre Gorges, identificou-o depois de a polícia divulgar o nome.

Segundo um vizinho, citado pelo jornal, Mostefaï era um dos cinco filhos de uma portuguesa e um argelino, "uma família normal, como todas as outras".

"Ele brincava com os meus filhos. Nunca falava de religião, era normal. Tinha alegria de viver, ria-se muito", disse o vizinho. A mesma fonte afirmou ainda que em 2010 o jovem começou a radicalizar-se.

Segundo o New York Times, Mostefaï nasceu na cidade de Courcouronnes, nos arredores de Paris, e cresceu nos arredores de Chartres, onde viveu até 2012.

De acordo com o Le Monde, o jihadista terá estado alguns meses na Síria entre 2013 e 2014. Há registos da sua passagem na Turquia, porta de entrada privilegiada para o território sírio.

No sábado, o procurador de Paris, François Molins, disse que Mostefaï era conhecido das autoridades por pequenos delitos cometidos entre 2004 e 2010 e era vigiado desde então por constar de uma base de dados dos serviços de informações com nomes de pessoas de ideologia islâmica radical.

Seis pessoas próximas de Mostefaï, incluindo o pai, um irmão e uma cunhada, foram detidas para serem interrogadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8