page view

Três mortos à passagem do furacão pela Florida

Chuvas fortes alagaram as ruas da cidade e rajadas de vento provocaram a queda de árvores e de duas gruas.

11 de setembro de 2017 às 01:30

Pelo menos três pessoas morreram, este domingo, quando o furacão ‘Irma’ atingiu o estado norte-americano da Florida, com ventos superiores a 200 km/h, deixando quase dois milhões de pessoas sem eletricidade.

A carregar o vídeo ...

Três mortos à passagem do furacão pela Florida

Depois de ter causado 27 mortos nas Caraíbas e destruído cidades em Cuba, o furacão mais forte de sempre registado no Atlântico entrou pela costa sudoeste da Florida com ventos de 215 quilómetros por hora, informou a Central Nacional de Furacões (NHC).

As rajadas de vento provocaram queda de árvores em Miami, onde duas gruas tombaram junto a edifícios em construção, sem causar feridos. As fortes chuvas inundaram as ruas, onde a água chegou a ter uma altura de 60 centímetros.

Uma emigrante portuguesa residente em Miami, Sílvia Lima Pereira, descreveu à Lusa o cenário na cidade, falando em "árvores caídas e muitas coisas partidas". A família optou por não fugir, protegeu a casa contra o vento e armazenou água e mantimentos suficientes para três semanas. "Aqui sentimo-nos seguros, não sentimos a vibração causada pelo vento", disse Sílvia Lima Pereira.

Prevê-se que, hoje, o furacão ‘Irma’ se desloque para o norte da Florida e sudoeste da Geórgia. Foi emitido um alerta sobre a rápida subida do nível das águas.

500 portugueses retidos nas Caraíbas

Cerca de 500 portugueses estão retidos em ilhas das Caraíbas, devido ao furacão ‘Irma’: 300 na Jamaica e 200 em Punta Cana, na República Dominicana.

Este domingo, o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, anunciou que o Estado português vai garantir o regresso ao País de 42 portugueses residentes nas ilhas de Saint-Barthélemy, Saint-Martin e Guadalupe, para onde seguirá um avião militar C-130 para trazer este grupo.

Cuba com danos muito avultados

O furacão provocou danos avultados em Cuba. As rajadas de vento arrancaram árvores, telhados e postes de iluminação. Na cidade de Santa Clara, 39 edifícios colapsaram.

A subida do nível do mar e as fortes chuvas deixaram várias zonas inundadas em Havana. Cinco mil turistas foram retirados, mas não houve mortos. 

Pormenores

Macron em Saint-Martin

O presidente francês Emmanuel Macron desloca-se amanhã à ilha de Saint-Martin, uma das mais devastadas pelo furacão ‘Irma’, nas Caraíbas, onde há registo de 14 dos 27 mortos.

Porto Rico acolhe

Cerca de 600 norte-americanos que estavam nas ilhas de Saint-Martin e Saint-Thomas foram ontem transportados para Porto Rico, onde receberam comida e transporte para os hotéis disponíveis, bem como ajuda para contactarem linhas áreas para chegarem aos EUA.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8