page view

Trump anuncia tarifa de 25% a bens chineses

O presidente dos EUA alerta que irá ainda mais longe se a China adotar medidas de retaliação.

16 de junho de 2018 às 03:02

O presidente dos EUA, Donald Trump, deu esta sexta-feira mais um passo na guerra comercial com a China ao anunciar uma tarifa de 25% em importações do gigante asiático num valor de mais de 50 mil milhões de dólares. A China anunciou que responderá na mesma moeda.

"Os EUA estão prontos a impor tarifas adicionais se a China aplicar medidas de retaliação, como impor tarifas aos bens, serviços e produtos agrícolas dos EUA", afirmou Trump em declaração oficial. As medidas adicionais dos EUA poderão afetar outros cem mil milhões de dólares de produtos importados da China.

O presidente norte-americano alega que a China tem beneficiado injustamente com práticas pouco transparentes e sublinha que o défice comercial face à China, orçado em mais de 375 mil milhões de dólares, não é aceitável e tem de ser drasticamente reduzido.

As tarifas anunciadas entrarão em vigor a 6 de julho e vão afetar afetar, para já, mais de 800 produtos chineses, com um valor comercial anual de 34 mil milhões de dólares. Trump afirma que esta medida é essencial para evitar "mais transferências injustas de tecnologia e propriedade intelectual" norte-–americana para a China, o que protegerá empregos nos EUA.

A diretora do FMI, Christine Lagarde, alertou que estas políticas vão prejudicar a economia dos EUA e pôr em causa o sistema de comércio global. "Haverá perdedores dos dois lados", afirmou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8