Foi preciso o presidente dos EUA dar um 'murro na mesa' para que acordo fosse respeitado
Foi preciso Donald Trump dar um ‘murro na mesa’ para que Israel e o Irão acatassem de vez o cessar-fogo anunciado pelo presidente dos EUA na segunda-feira à noite. A intervenção explosiva do presidente norte-americano, visando principalmente Israel, aconteceu depois de os países terem violado o cessar-fogo logo nas primeiras horas, e parece ter surtido efeito.
“Israel precisa de se acalmar. Assim que anunciámos o acordo, eles foram e largaram muitas bombas, mais do que tínhamos visto até agora, no maior ataque até agora. Os dois países estão a lutar há tanto tempo e com tanta intensidade que já não sabem que c... estão a fazer”, disse Trump, aos jornalistas à saída da Casa Branca. Pouco depois, numa publicação na plataforma Truth Social, lançou novo aviso ao Estado judaico: “Israel, não largues essas bombas. Se o fizeres, será uma violação grave do cessar-fogo. Manda regressar os pilotos, agora!”, escreveu Trump.
Após uma conversa telefónica com o PM israelita Benjamin Netanyahu, o presidente dos EUA voltou à plataforma para anunciar que Israel iria acatar o cessar-fogo. “Israel não vai atacar oIrão. Todos os aviões voltaram para trás e estão a caminho de casa. Ninguém se magoou e o cessar-fogo está em vigor”, anunciou.
A explosão de Trump foi causada pela continuação dos ataques de parte a parte após a entrada em vigor do cessar-fogo, às 5h da manhã, isto depois de os dois países já terem trocado forte bombardeamentos durante a noite. SegundoIsrael, seis minutos após a entrada em vigor da trégua, o Irão disparou um míssil contra Israel, que foi abatido pelas defesa aéreas. Dois outros mísseis foram disparados pouco depois das 8h da manhã, os quais foram igualmente abatidos, mas que levaram Israel a prometer uma resposta “esmagadora”. Já com os aviões no ar, este ataque foi, no entanto, travado pela intervenção de Trump, e o cessar-fogo foi respeitado por ambos os lados durante o resto do dia, o que levou Trump a congratular-se: “Israel e o Irão queriam acabar com esta guerra. Foi uma grande honra ter destruído todas as instalações nucleares e a capacidade nuclear do Irão e, depois, acabar com a guerra”, escreveu nas redes sociais.
Rutte felicita Trump
O Secretário-geral da NATO, Mark Rutte, congratulou o presidente Trump pela sua “ação decisiva” contra o Irão. “Foi algo de extraordinário e quem mais ninguém tinha usado fazer. Ficamos todos mais seguros”, escreveu Rutte numa mensagem enviada a Trump, que foi partilhada nas redes sociais pelo Presidente dos EUA.
EUA não querem mudança
Um dia depois de ter sugerido uma “mudança de regime” no Irão, o presidente norte-americano deu um passo atrás e garantiu que os EUA não pretendem derrubar o regime de Teerão. “Isso iria criar o caos no país”, afirmou Trump aos jornalistas a bordo do Air Force One, a caminho da Cimeira da Nato em Haia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.