page view

'Vice' da secreta militar russa alvejado a tiro em Moscovo

Rússia responsabiliza Ucrânia pelo atentado, que não foi reivindicado.

07 de fevereiro de 2026 às 01:30

O vice-diretor do serviços secretos militares russos, general Vladimir Alekseyev, foi esta sexta-feira alvejado com vários tiros em Moscovo, num ataque atribuído pelo Kremlin à Ucrânia.

Segundo a imprensa russa, Alekseyev foi alvejado nas escadas do bloco de apartamentos onde vive, na região noroeste da capital, por um atirador que se fez passar por um estafeta de entregas. Terá sido atingido com pelo menos três tiros no peito, num pé e na mão. Foi operado de urgência e encontra-se em coma, adiantaram fontes próximas do Kremlin.

O atentado não foi reivindicado, mas as autoridades russas apressaram-se a responsabilizar a Ucrânia, que nos últimos anos assassinou vários responsáveis políticos e militares russos. "Este ataque terrorista confirma mais uma vez as constantes provocações do regime de Zelensky com o objetivo de sabotar as negociações de paz", acusou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov. O superior direto de Alekseyev, Igor Kustyokov, chefe da secreta militar russa, participou esta semana nas negociações de paz com a Ucrânia em Abu Dhabi.

A Ucrânia não comentou o sucedido, mas o comandante do Batalhão Azov, Denys Prokopenko, escreveu no X que "todos os criminosos de guerra russos que mataram e torturaram soldados e civis ucranianos, destruíram cidades ucranianas, raptaram crianças ucranianas ou cometeram outros crimes contra o povo ucraniano nunca conseguirão sentir-se em segurança".

O general Alekseyev é vice-diretor do GRU, os serviços secretos militares russos, unidade do Ministério da Defesa encarregada de operações encobertas no exterior, incluindo assassinatos, sabotagem e espionagem. Está sob sanções dos EUA por alegado envolvimento nas tentativas para interferir nas eleições americanas e também é alvo de sanções do Reino Unido por envolvimento no envenenamento do antigo espião russo Sergei Skripal em Salisbury, em 2018.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8