page view
Francisco José Viegas

Francisco José Viegas

Escritor

Blog

11 de novembro de 2016 às 01:45

Nos últimos dois dias quis saber quem tinha afinal votado Trump. Segundo crónicas da nossa imprensa, parece que foram os grunhos, os porcos, os brancos analfabetos, os negros sem educação, os latinos dos gangues, pessoas do Alasca e acho que búfalos do Arizona. E, no entanto, foi Trump que venceu na Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, que desde a década de 80 nunca tinham favorecido republicanos.

Porque é que pessoas ‘tão influentes’ e ‘famosas’ não conseguiram demover os eleitores de votarem num candidato manifestamente mau (em nome de uma candidata igualmente má) e não se deixaram influenciar por eles?

Segundo uma jovem clintoniana entrevistada numa reportagem que li, o problema é geracional mas "a nossa sorte é que os mais velhos vão morrer em breve".

É a mesma opinião de um largo setor militante do Podemos espanhol, que pede que "morram os velhos fachos de merda" para que os jovens possam votar, e creio que viver, "sem essa escória". Esse desejo de morte não é novo, mas parece um filme de Tarantino. O novo mundo vai ser radiante com estas pessoas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Blog

Será que os pais também os acompanham à primeira entrevista de emprego, ao barbeiro, ao baile de finalistas ou à matrícula da universidade? Escusam de responder. Também vão.

Blog

Felizmente, o destino tinha entregue o título a Espanha, que quase reabilitou a beleza do futebol.

Blog

Na pressa digital do Ministério e zelo analógico das escolas, os alunos lixam-se.

Blog

Sem mais riqueza, o País não consegue libertar-se deste nó górdio de empobrecimento.

Blog

As políticas tornam-se mais eficazes se construídas com previsibilidade.

Blog

Tempos difíceis para a moderação. Faltam as palavras do meio, como tem dito Seguro.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8